Nara costura muitos tipos de coelhos, tendo renda extra nesta época do ano

Está chegando a Páscoa e, com ela, o comércio se prepara novamente para vender uma grande quantidade de ovos e coelhos de chocolate. Porém, quem lida com artesanato também aproveita para criar peças alusivas à data, a qual é repleta de símbolos e significados.

As tradicionais casquinhas de ovos também são decoradas pela artesã

Uma das simbologias mais tradicionais do tempo pascal são os coelhos, que representam fertilidade e vida nova. A artesã Nara Lúcia Nogueira, 64 anos, é especialista em criar coelhos em tecido, sejam eles grandes ou pequenos. Há 24 anos lidando com peças artesanais, a moradora do bairro Senai tem dezenas de exemplares montados, prontos para serem vendidos nas feirinhas de artesanato do Grupo Fritz e Frida, em Maratá, cidade onde ela e o marido Paulo residem.

Entre linhas, agulhas e panos, Nara leva cerca de um dia para construir as peças maiores. Já os pequenos são finalizamos mais rapidamente e, por isso, surgem vários durante o dia. Os coelhinhos são decorativos e podem ser expostos em qualquer lugar da casa, outros são em formato de ninho para os ovos de chocolate e até mesmo são criados para tampas de potes de doces, porta balas ou aparecem em casquinhas de ovos.

Todos os detalhes são importantes, e Nara valoriza a busca por inovações para suas peças, mesmo não tendo feito curso específico. “Quando eu era pequena, fui para um colégio de freiras e lá tínhamos aulas de costura e bordado. Vejo algumas coisas na internet, em revistas”, revela a participante do Grupo Fritz e Frida.

Para dar conta das encomendas e ter peças a pronta-entrega, não se pode perder tempo. “Acordo cedo para fazer o meu trabalho. Entre 5h30min e 6h já estou na máquina”, diz a artesã. Tamanha dedicação se deve ao fato do amor de Nara Lúcia pelo artesanato, principalmente por fabricar coelhos na Páscoa. “Eu gosto muito do que faço. É bom ocupar o tempo com o que tenho vontade”, finaliza.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here