Foto: Divulgação Internet

Para aqueles que desejam manter uma alimentação equilibrada, feita em casa, preparada com aquele toque especial de carinho da forma como mais gosta, a comida congelada é uma ótima opção para você se organizar de maneira fácil e prática.

Além de você poder levar para qualquer lugar, podendo aquecer no microondas ou em uma panela, se você tem pouco tempo para as refeições, as marmitas congeladas vão facilitar seu dia.

Separamos a baixo um modelo de cardápio com refeições para todos os dias da semana, durante um mês inteiro, com diversas opções de alimentos práticos para você preparar e congelar, incluindo saladas e legumes, uma opção de proteína animal, um carboidrato e uma leguminosa.

Como congelar a sua comida
Veja o passo a passo de como organizar, planejar e montar as suas refeições com comida congelada.

1. Selecione os alimentos
Escolha os alimentos de acordo com a quantidade de marmitas para os dias que você deseja preparar. É preciso ter cuidado para o tipo do alimento, derivados do leite não são indicados. Para alguns vegetais, como o alface ou outras folhas verdes, é recomendado que sejam consumidos frescos. Então, uma dica é prepará-los em uma vasilha separada que possa ser mantida na geladeira para consumir no período de 3 a 4 dias, não se esquecendo que estes devem ser temperados na hora.

2. Preparação e Cozimento
Organize os ingredientes que você irá utilizar para montar as refeições, lave bem os legumes e prepare as leguminosas se for preciso, é ideal que eles sejam cozidos por menos tempo e que não fiquem muito temperados ou salgados. Você pode realçar o sabor com temperos e sal após o descongelamento no momento do consumo. Carnes ao molho podem ajudar na conservação do sabor.

3. Armazenamento
Uma ótima opção para guardar os alimentos são os potinhos plásticos, porém, é preciso tomar cuidado para que ele fique bem fechado para evitar contaminações ao levar ao congelador. No caso de alimentos líquidos, é ideal que deixe uma sobra no topo do pote até a tampa. Escreva com uma etiqueta o nome ou dia daquela refeição e lembre-se de colocar a data de validade.

4. Congelamento
Preparados os alimentos e já armazenados nos seus recipientes, é hora de colocar no congelador. Se você for consumir alguma marmita próximo ao dia da preparação, elas podem ficar na geladeira por até 5 dias. O restante é imprescindível que vá ao congelador.

5. Descongelamento e Aquecimento
Se você já sabe qual marmita irá consumir no almoço, retire ela do congelador à noite e deixe na geladeira. No outro dia, estará pronta para esquentar. Você pode aquecê-la no banho maria, fornos ou até mesmo no micro-ondas. No caso de não haver tempo para descongelamento natural, a melhor opção é utilizar o micro-ondas em potência alta.

Tome cuidado para não preparar uma grande quantidade de alimentos em cada marmita, pois uma vez que é descongelado, ele não pode voltar para o congelador. Então planeje bem as suas refeições, com a ajuda de um nutricionista para que a quantidade e o tipo de alimento seja o ideal para você. Depois, o próximo passo é reservar um dia específico apenas para preparar as suas comidas congeladas com muito carinho e sabor.

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