Foto: Divulgação Internet

Lasanha de abobrinha é prova de que, quando o assunto é culinária, não há limites para a imaginação. Esse tipo de prato tem ganhado ainda mais destaque entre as pessoas que seguem uma dieta vegetariana,vegana, low carb ou, simplesmente, buscam ter uma alimentação mais leve e saudável no dia a dia.

Como tem sabor suave, a abobrinha harmoniza bem com os demais ingredientes utilizados na receita. Ela pode ser usada substituindo a massa de lasanha ou, então, como recheio.

Usar o legume é uma ótima maneira de diminuir o consumo de carboidratos do prato ou, simplesmente, de incluir mais vegetais na alimentação. Abaixo, inspire-se com deliciosas versões de lasanha de abobrinha.

Lasanha de Abobrinha a bolonhesa
Essa receita é tão gostosa que o fato de não ter massa nem vai fazer diferença. Caso você prefira, pode colocar camadas de abobrinha e massa que também fica uma delícia. Berinjela no lugar da abobrinha também fica bom e pode ser preparada da mesma maneira.

Ingredientes:
-1 abobrinha fatiada;
-250g de presunto;
-250g de queijo mozzarella;
-3 xícaras de molho à bolonhesa ou o que você preferir;
-1/2 xícara de queijo parmesão.Essa receita serve bem 4 pessoas.

Modo de Preparo:
-Para começar você deve fatiar a abobrinha, o mais fino que puder.
-O tempero deve ser apenas sal e depois você deve coloca-lo na grelha untada com um pouquinho de azeite, ou se preferir você pode usar uma frigideira comum para isso também.
-Depois é só montar.

Lasanha de Abobrinha Simples

Uma receita simples e muito nutritiva que sem dúvidas vai salvar suas refeições naqueles dias, onde você quer comer bem mas de forma saudável e que não tem muito tempo para ficar cozinhando.

Ingredientes:
-300 gr de muçarela ralada
-1 pacote de queijo ralado 100 g
-1 sachet de Molho de tomate pronto ou a minha versão caseira já publiquei aqui minha versão de molho de tomate
-500 gr de carne moída
-1 cebola picadinha
-1 fio de azeite
-sal salsinha e pimenta do reino a gosto
-3 abobrinhas cortadas em finas fatias no sentido do comprimento temperada com azeite sal e pimenta do reino

Modo de Preparo:
-Em uma panela adicione o fio de azeite e a cebola picadinha.
-Assim que começar dourar adicione a carne moída e refogue, tempere com sal, salsinha e pimenta em seguida adicione o molho de tomate.
-Acerte o sal do molho se necessário e deixe cozinhar em fogo baixo até obter um molho de carne moída encorpado (a abobrinha irá soltar bastante suco)
-1 camada de abobrinha e 1 camada de molho de carne moída
-Pré aqueça o forno em 180 graus, em uma assadeira pequena coloque um pouquinho de molho de tomate no fundo, só para não grudar no fundo. Coloque uma camada de abobrinha, outra de molho e assim, nesta sequência até acabar os ingredientes, cubra com a muçarela e o queijo ralado, leve ao forno até gratinar.
-Se for congelar, monte a lasanha e não leve ao forno, leve direto ao congelador, e quando for comer, deixe na geladeira para descongelar e em seguida leve ao forno conforme descrito.

Lasanha de Abobrbinha com Cream Creese

O que temos aqui é uma lasanha livre de ingredientes de origem animal, sem glúten, ou seja, é uma receita crua que preserva todos os nutrientes, sabor e o frescor dos ingredientes. Pode parecer que a lasanha é sem graça, mas engana-se quem pensa assim, ela é uma explosão de texturas e sabores.

Ingredientes:
-1 abobrinha italiana grande
-2 tomates médios
-1/2 xícara de “cream cheese” de castanha (receita aqui)
-Molho pesto a gosto (receita aqui)
-Sal e pimenta do reino (opcional) a gosto

Modo de preparo:
-Corte a abobrinha e os tomates em fatias finas no sentido horizontal, não precisar descascar os legumes. Para ter mais controle no corte das fatias da abobrinha, você pode cortar ela ao meio, sentido vertical, antes de fatiar;
-Em travessa (usei uma de 25cmx16cm) monte a lasanha. Comece com uma camada de abobrinha, depois com uma de tomate, de “cream cheese” de castanha e de molho pesto.  -Repita até terminar os ingredientes, ou até a altura/quantidade de lasanha desejado. Não precisa seguir essa ordem de camadas, varie do jeito que preferir;
-Finalize a lasanha com folhas de manjericão (opcional), sal e pimenta do reino (opcional) por cima.

Lasanha de abobrinha Vegetariana
Uma boa opção para os dias em que você não está afim de comer carne, ou até mesmo para os vegetarianos. Tem gente que faz a lasanha só com camadas de legumes (abobrinha, berinjela),mas você pode usar massa de lasanha também.

Ingredientes:
-3 tomates maduros
-2 cebolas pequenas
-50ml de azeite
-1 colher (sopa) de manjericão (opcional)
-500g de abobrinhas em rodelas
-250g de massa para lasanha
-200g de cream cheese
-200ml de leite
-50g de maisena
-2 colheres (sopa) parmesão ralado
sal, pimenta, água e manteiga a gosto

Modo de Preparo:
-Corte o tomate ao meio, retire as sementes e pique em cubinhos. Descasque as cebolas, corte em rodelas e refogue rapidamente no azeite. Junte os tomates picados, o manjericão, sal e pimenta do reino. Reserve.
-Leve ao fogo uma panela com água até que ferva. Retire do fogo e mergulhe as abobrinhas cortadas em rodelas por quatro minutos. Retire da água, escorra e reserve.
-Misture o cream cheese com o leite e com a maisena. Leve ao fogo para engrossar e tempere com sal a gosto.
-Unte uma forma refratária com azeite, distribua metade da massa de lasanha, metade das abobrinhas, o molho de queijo e o preparado de tomates. Repita até terminar todos os ingredientes.
-Polvilhe com queijo ralado, azeite e leve ao forno preaquecido a 170°C por cerca de 20-25 minutos.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here