Ninguém gosta de pensar em acidentes. Mas eles acontecem o tempo todo. E quem tem um bichinho de estimação – especialmente aqueles que moram sozinhos – precisa pensar nesse assunto. O que aconteceria com seu cão, gato, passarinho (ou qualquer que seja o seu animalzinho) no caso de você sofrer um acidente? Possivelmente, ele passaria dias sem receber água, comida e atenção até que você deixasse o hospital.

Nunca pensou nisso? Pois é, está na hora de fazer algo a respeito. Algo não! Está na hora de fazer uma carteirinha de emergência, com os dados e contatos de pessoas que, em caso de necessidade, poderão ir até sua casa e resgatar os pets. Abaixo, você tem um modelo que pode preencher, recortar e guardar na carteira. O modelo também pode ser encontrado aqui.

Mas, não há mistério. Se quiser fazer em casa, basta utilizar uma folha de papel e depois comprar um daqueles plásticos protetores de documentos. Na parte da frente, explique a função da carteirinha. Ela pode ser “customizada” com uma foto do seu melhor amigo. E na parte de trás deve constar o nome, telefone e e-mail de dois amigos que possam resgatar os animais. Eles devem ter acesso fácil à sua residência.

Vale lembrar que essa carteirinha é muito diferente da identidade pet e não deve ser deixada junto ao animal. Ela não tem o objetivo de auxiliar em caso de fuga ou perda. Esse documento deve ficar com o dono, para que ele não fique “abandonado” em casa, em uma emergência. De preferência, na carteira e de forma bem visível. Para quem vive com familiares, é interessante levar a carteirinha, principalmente, quando toda a família faz uma viagem. Faça logo a do seu pet.

Dicas
– Sempre deixe uma cópia da chave da sua casa com um parente ou um vizinho de confiança.
– Mantenha na porta da geladeira um aviso caso seu cachorro tome algum remédio, com dosagem e horário.
– Deixe um aviso em local visível caso o cão seja diabético, cardíaco ou tenha alguma doença crônica.
– Sempre deixe o telefone do seu veterinário de confiança em local visível além do telefone de um veterinário 24h.

COMPARTILHAR

Deixe uma resposta