Cães e gatos precisam de brinquedos para relaxar. Foto reprodução internet

Proporcionar qualidade de vida para os cães e gatos pode ser uma tarefa que demanda dedicação. Os animais precisam de estímulos com brinquedos para manterem-se ativos, muitas vezes eles ficam em casa sozinhos ou não têm um companheiro de brincadeiras. Nesses casos, os objetos podem ser uma boa saída para proporcionar alegria aos bichanos.

Cachorros
Algumas observações são essenciais na hora de escolher o brinquedo do seu cachorro, como avaliar o tamanho dele, as preferências e o ambiente que ele tem disponível para brincar. Tenha cuidado com os objetos que você guarda no local onde seu pet brinca. Qualquer coisa que lhe chame a atenção e, logo, seu cão vai querer brincar. Isso pode ocasionar problemas, como engasgo do animal ou estragos nos objetos da casa.

Foto reprodução internet

Comece escolhendo brinquedos proporcionais ao tamanho do seu cachorro, para ele não correr o risco de se engasgar, por exemplo, com bolas pequenas. Observe como o seu cão brinca com os objetos, as bolas de borracha podem ser ruídas e pedaços engolidos, os brinquedos com som podem instigar o animal a procurar a parte que emite o ruído, podendo engolir a mesma. Os ursos podem ser avaliados pela etiqueta, se o brinquedo não for indicado para menores de três anos, é melhor evitar.

Uma boa pedida podem ser as bolas de tênis, que os cães podem roer sem problema de estragar, para os que gostam de correr e buscar elas são perfeitas. Os brinquedos em formato de corda também agradam os bichanos, além de itens que possuem a opção de inserir petiscos.

Gatos

Os gatos costumam ser mais exigentes com brinquedos. Os itens devem instigar a caça e serem interessantes aos olhos dos felinos, usando cores, texturas e movimentos. Os cuidados com brinquedos pequenos devem ser como no caso dos cães, não deixando à vista brinquedos que podem acabar sendo engolidos ou mastigados.

Foto reprodução internet

Existem infinitas opções para entreter os gatos. Avalie que tipo de objeto o seu animal gosta mais, sejam os agitados ou os mais calmos. Alguns gatos gostam de brincar com bolas, sendo indicadas as com guizo, varinhas com penas, que remetem aos passarinhos podem ser uma boa pedida. Os arranhadores costumam ser a paixão dos felinos, junto com os túneis de tecido (ou você pode improvisar com caixas de papelão).

A restrição com os brinquedos para os felinos está muito ligada à frustração, se você oferece um item que o gato não pode morder ou vencer, ele vai acabar se sentindo mal, por serem extremamente caçadores e não conseguirem pegar a “caça”. Objetos como o circuito (crazy circle) ou aplicativo com ratos para gatos, podem causar esse tipo de sentimento. O famoso catnip, conhecido como erva-do-gato, vinda da planta Nepeta cataria, causa delírio nos gatos, o brinquedo necessita cautela e não precisa ser usado se o ambiente em que o seu felino fica é tranquilo.

COMPARTILHAR

Deixe uma resposta