A higiene dos caninos é muito importante ainda mais se eles vivem dentro de casa. Cada raça tem uma certa frequência de banhos,  o ideal é sempre dar o intervalo de uma semana a quinze dias. Se seu cachorrinho passeia muito ou fica bastante no quintal, provavelmente se sujará mais.

Banhos regulares mantém os pelos e pele de seu cachorro limpa, renovada e saudável. O processo de ensaboar e escovar remove resíduos de pelos e peles que já estão mortas, providenciando um maior respiro da pele de seu cachorro. Separamos algumas dicas que vão facilitar o trabalho.

1- Separe tudo que você vai precisar para o banho, desde o xampu, escova, toalha e panos. Deixe os produtos à mão, na ordem de uso: xampu, escolha, panos e toalhas. Assim, não corre o risco de deixar sozinho o animal molhado e doido para fugir, só porque esqueceu algo importante.

2- Os melhores horários são momentos mais quentes do dia, para que o animal não sinta tanta diferença de temperatura. Utilize água morna (30/35º) e proteja os ouvidos de seu cão com algodão.

3- A cada etapa bem sucedida do processo (passou o xampu, esfregou, tirou o xampu, e por aí vai), premie o pet. Tudo fica melhor com uma recompensa.

4- Cachorros gostam de conhecer bem os espaços onde estão sendo levados, portanto deixe que ele cheire todo o local, inclusive o equipamento que será usado no banho. Luvas, banheira, vidro de xampu, escova, entre outros.

5- Evite tombos: Um tapete de borracha bem preso ao chão vai fazer com que tanto o animal quanto você estejam mais seguros.

6-  Banho nem sempre é algo muito confortável para o pet. Tenha paciência e seja gentil com seu amigo, dando tempo para ele se acostumar com a situação.

7- Use um pano molhado com água e shampoo para lavar a face do animal tomando cuidado com a região dos olhos.

8- Faça uma “coleira de espuma” em volta do pescoço para evitar que as pulgas corram todas para a cabeça do animal. Depois, massageie o xampu do pescoço até o rabo.

9-  Enxaguar bem, até que a água saia bem limpinha e o pelo esteja sem nenhum sinal de resto do xampu. Depois, não economize na qualidade da toalha. Quanto maior e mais felpuda, melhor ela vai enxugar o animal.

10- Não permita que ele saia enquanto os pelos não estiverem completamente secos. Isso evitará gripes e resfriados.

 

 

COMPARTILHAR

Deixe uma resposta