Fotos: reprodução internet

É diretamente do ateliê de costura que nasce a moda. Nascem os vestidos de formaturas, os bordados em pedrarias, as roupas sob medidas. Pelo trabalho das mãos delicadas da costureira, com o incessante barulho da máquina costurando.

E há ateliês especializados em diferentes estilos. Com serviços customizados, oferecem vestimentas para casamentos e formaturas, roupas masculinas e femininas, além de tamanhos personalizados.

Em uma pequena peça de casa ou em local estrategicamente organizado para a arte da costura, nascem os desfiles, coleções e, sim, a blusa que você está usando neste momento.

E todos concordam que nada disso existiria sem o talento, paciência, perfeccionismo das costureiras. Venha conhecer um pouco mais sobre essa profissão tão antiga.

Costureira artesã

Bordados, pedrarias, detalhes diferentes e exclusivos… a costureira artesã dedica-se a trabalhos manuais, conjuntamente à confecção de vestimentas. Quando você veste uma blusa com ombreira de paetês ou canutilhos, foi, provavelmente, pelas mãos dessa profissional que ela nasceu.
Dar vida nova a retalhos e reaproveitamento de materiais também é uma das atribuições da costureira artesã.

Quer ter seu próprio ateliê?
O sonho de muitos alfaiates e costureiras, sem dúvida, é ter seu próprio ateliê. E planejamento é tudo para um projeto. E quando falamos em planejamento, não significa alto custo e investimentos. Basta uma máquina de costura (ou, conforme sua demanda, mais de uma) e um espaço para organizar seus materiais. Reaproveite espaços para colocar cabides, prateleiras e dispor tudo que você precisa. Bom trabalho!

Especialmente para você
Muitos casais têm o desejo da cerimônia de casamento para consagrar a relação. E tudo precisa ser especial no grande dia, tanto para a noiva quanto para o noivo. A preocupação delas inclui o vestido e a deles o fraque/smoking. E um ateliê especializado no tipo de vestimenta pode facilitar as coisas para vocês. Além de exclusividade na hora de vestir, não há riscos de que a peça saia do planejado.

Fotos: reprodução internet

Alfaiates
Os alfaiates confeccionam roupas sob medidas e são geralmente costureiros. Especializados, criam peças como blazers, ternos, smoking, camisas e calças sociais.

Costureira sob medida
As costureiras sob medidas atuam confeccionando roupas, respeitando as exigências de cada cliente. A partir de croquis, reproduzem e ajustam exatamente a peça solicitada. Atuando geralmente em ateliês (e em alta costura), fazem todo o processo, desde a modelagem até regulagem final.

Fotos: reprodução internet
COMPARTILHAR

Deixe uma resposta