Quando é frio é impossível não pensar em uma sopa quentinha e deliciosa. São varias opções como caldos, cremes ou uma sopinha. Além de deliciosos são fáceis de preparar, selecionamos algumas receitinhas bem práticas para você se aventurar na cozinha.

Sopa-creme de ervilhaIngredientes
100 g de bacon em cubinhos
200 g de linguiça portuguesa sem pele fatiada
250 g de ervilha lavada e escorrida
1,25 litro de água
1 cebola picada
1 pitada de pimenta calabresa
Sal a gosto

Modo de preparo
Na panela de pressão, doure o bacon na própria gordura até começar a ficar crocante. Adicione a linguiça e refogue por uns 2 minutos. Junte os demais ingredientes, tampe e deixe cozinhar em fogo médio por 25 minutos após o início da fervura (chiado). Libere a pressão para abrir a panela e mexa a sopa. A ervilha deverá estar desfeita, como se tivesse sido batida no liquidificador (se necessário, junte mais água e deixe ferver um pouco mais com a panela destampada).

Creme de Abóbora
Ingredientes

Azeite de oliva
3 dentes de alho
500g de abóbora cabotiá
500ml de caldo de legumes
Gengibre a gosto
Sal a gosto
300g de carne seca cozida
1 xícara de leite de coco

Modo de preparo
Em uma panela quente, dispor o azeite de oliva e refogar os dentes de alho. Juntar a abóbora, o caldo de legumes, o gengibre e temperar com sal. Deixar cozinhar por 20 minutos ou até a abóbora ficar bem macia. Reservar para esfriar. Desfiar a carne seca o mais fino possível. Fritar em óleo quente até ficar crocante. Escorrer e reservar. Triturar a sopa no liquidificador até obter um creme liso. Dispor novamente na panela e juntar o leite de coco. Quando começar a levantar fervura desligar a panela. Servir com a carne seca crocante.

Sopa de Feijão
Ingredientes
1 kg de feijão tipo carioquinha
250 g de linguiça calabresa defumada
250 g de bacon
1 cebola média picada
1 maço de cebolinha picadas
1 maço de salsinha picadas
3 dentes de alhos picados
Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo
Em um panela de pressão cozinhe o feijão até ficar macio. Em uma outra panela coloque o bacon e deixe fritar,retire e reserve. Com a gordura que sobrou do bacon frito, frite as linguiças calabresas e reserve na mesma vasilha. Depois do feijão cozido e batido, em uma panela refogue o alho,junte a cebola deixe até dourar. Acrescente o feijão cozido e por último coloque a linguiça e o bacon. Caso fique muito grosso coloque um pouco de água e mexa até chegar o ponto certo, caso precise acrescente um pouco de sal e pimenta a gosto.

Sopa de Batata
Ingredientes
1 kg de batata
2 l de água
1 cebola ralada
1 dente de alho
1/2 xícara de chá de azeite de oliva
200 g de linguiça fina
1 xícara de chá de macarrão para sopa ( opcional)
Caldo de galinha

Modo de preparo
Levar ao fogo com o azeite, deixar aquecer e frite a cebola e o alho. Coloque as batatas e água com o caldo de galinha. Quando as batatas estiverem cozidas, passá – las pelo espremedor. Voltar ao fogo colocar o macarrão e a linguiça. Deixar no fogo médio até que estejam cozidos

Sopa de queijo
Ingredientes
1 xícara de queijo parmesão ralado
1 xícara de queijo prato (ou mussarela) ralado
1 xícara de queijo provolone ralado
1 xícara de farinha de trigo
4 xícaras de leite
2 colheres (sopa) de margarina
1 cebola média picada
2 dentes de alho picados
Salsinha e cebolinha picadas

Modo de preparo
Refogar a cebola e o alho na margarina. Acrescentar 1 xícara de leite, a farinha, o queijo provolone e o queijo parmesão. Mexer até formar uma pasta bem grossa. Retirar do fogo e bater no liquidificador com o restante do leite. Levar ao fogo por mais alguns minutos, mexendo. Desligar o fogo, acrescentar o queijo prato, a salsinha e a cebolinha, mexer bem e servir imediatamente. Pode ser acompanhada de pão italiano ou torradas

 

 

 

 

COMPARTILHAR

Deixe uma resposta