Separamos diversas receitas para adoçar o seu natal. São várias ideias, algumas fáceis e outras mais elaboradas para você arrasar na ceia.

Pavetone
Ingredientes
1 panetone tradicional ou de chocolate
1 pote de sorvete do sabor de sua preferência
1 barra (170g) de chocolate meio amargo ou ao leite
1 caixa de creme de leite

Modo de preparo
Leve ao microondas o chocolate em pedaços com o creme de leite por 1 minuto em potência máxima, retire e mexa com uma colher. Leve novamente por mais 1 minuto, retire do micro-ondas e mexa. Se preferir, faça esse procedimento no fogão, em banho-maria. Esmigalhe o panetone e coloque uma camada numa tigela. Regue com a calda de chocolate. Coloque uma camada de sorvete e vá alternando as camadas: panetone, chocolate e sorvete. Termine com uma camada de sorvete regado com o chocolate. Leve ao freezer e deixer por no mínimo 2 horas até servir.

Rabanada Tradicional

Ingredientes
1 baguete de pão francês ou 4 pães franceses
2 xícaras de chá de leite
1 lata de leite condensado
3 ovos batidos
1 pitada de canela
açúcar e canela a gosto (para polvilhar)
óleo de girassol (para fritar)

Modo de preparo
Corte a baguete ou os pães em fatias médias. Em um refratário, misture o leite e o leite condensado e mergulhe as fatias de pão até que elas estejam bem molhadinhas. Em outro refratário, bata os ovos e adicione a canela. Passe as fatias de pão molhadas nos ovos batidos. Frite em óleo quente e escorra as rabanadas em papel toalha. Em seguida, passe em um refratário com canela e açúcar a gosto. Sirva quente ou coloque na geladeira para servir gelada.

Pavê de chocolate com frutas vermelhas

Pinterest

Ingredientes
Creme
1 lata de leite condensado
1 ½ xícara (chá) de leite
3 gemas
4 colheres (sopa) de achocolatado
3 colheres (sopa) de amido de milho
1 colher (sopa) de gelatina em pó
4 colheres (sopa) de água
2 xícaras (chá) de frutas vermelhas descongeladas e bem escorridas
Massa
2 pacotes de rosquinhas de nata e gotas de chocolate
Calda de chocolate a gosto

Modo de preparo
Creme: Leve ao fogo o leite condensado com o leite, as gemas, o achocolatado e o amido. Misture e leve ao fogo, mexendo sempre, até engrossar. Retire do fogo e junte a gelatina hidratada na água, misturando até dissolver. Passe para uma tigela e deixe esfriar.
Montagem: Forre uma forma de fundo falso com papel-alumínio. No fundo da forma, coloque metade das rosquinhas, uma camada de frutas escorridas (reserve algumas para decorar), parte do creme, as rosquinhas restantes e as frutas.
Por cima, disponha o creme restante. Cubra com papel-alumínio e leve à geladeira por três horas ou até firmar. Desenforme no prato de servir e decore com as frutas reservadas e calda de chocolate.

Bolo de nozes e chantili

Pinterest

Ingredientes
5 ovos (claras e gemas separadas)
200g de manteiga
2 xícaras (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de leite
3 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 e ½ xícaras (chá) de nozes picadas
1 colher (sobremesa) de raspas de casca de limão
1 colher (sopa) de fermento em pó
½ xícara (chá) de suco de laranja
1 colher (sopa) de conhaque
Recheio
2 latas de leite condensado
1 xícara (chá) de creme de leite fresco
1 xícara (chá) de nozes picadas

Modo de preparo
Bata as claras em neve e reserve. Na batedeira, bata a manteiga, as gemas e o açúcar até obter um creme esbranquiçado. Continue batendo, junte aos poucos o leite e a farinha de trigo. Desligue a batedeira, misture as nozes, as raspas de limão e o fermento em pó. Delicadamente incorpore as claras em neve reservadas. Coloque em uma forma de 28cm de diâmetro, untada e enfarinhada. Asse no forno preaquecido a 200 °C durante 40 minutos ou até dourar. Deixe esfriar, desenforme, corte ao meio e umedeça com a mistura de suco de laranja e conhaque.
Recheio: Em uma panela de pressão, coloque as duas latas de leite condensado e cubra de água. Leve ao fogo e cozinhe durante 30 minutos após o início da pressão. Espere sair a pressão, abra a panela e retire com cuidado as latas. Deixe esfriar totalmente para abri-las. Bata o creme de leite até dar ponto de chantili. Em uma tigela, misture o doce de leite com o chantili até formar um creme homogêneo e misture as nozes. Recheie o bolo, cubra com chantili e decore com as frutas cristalizadas.

Pudim especial de amêndoas

Pinterest

Ingredientes
2 envelopes de gelatina em pó incolor (24 g)
6 gemas
2 xícaras (chá) de açúcar
500 ml de leite
260 g de amêndoas sem pele
500 ml de creme de leite fresco
1/2 xícara (chá) de água

Modo de preparo
Hidrate e dissolva a gelatina de acordo com as instruções da embalagem. Reserve.
Bata as gemas com 1 xícara (chá) de açúcar até dobrar de volume, continue batendo e acrescente o leite em fio. Leve ao fogo brando sem parar de mexer e cozinhe até engrossar. Não deixe ferver. Retire o creme do fogo, deixe esfriar e misture a gelatina reservada. Bata 160 g de amêndoas no liquidificador e misture ao creme. Na batedeira, bata o creme de leite até dar ponto de chantili e misture delicadamente ao pudim. Coloque em uma forma para capacidade de 1 litro, untada com um pouco de óleo. Leve à geladeira por 4 horas ou até firmar.
Prepare o crocante: Em uma panela, misture a água e o restante do açúcar, leve ao fogo brando e, sem mexer, cozinhe até dar ponto de fio e dourar. Sobre uma superfície lisa e untada com margarina, espalhe o restante das amêndoas e por cima espalhe a calda, deixando uma camada fina. Deixe esfriar e quebre em pedaços. Desenforme o pudim e por cima distribua o crocante.

COMPARTILHAR

Deixe uma resposta