O chocolate quente tradicional é muito bom, mas já pensou em variar? Usando a criatividade encontramos varias combinações como chocolate quente branco, com nutella ou especiarias. Escolha uma receita e aproveite.

Chocolate branco quente
Ingredientes
70g de chocolate branco picado
100 ml de leite integral
1 colher de café de extrato de baunilha (opcional)
1/2 xícara de creme de leite fresco
2 colheres de sopa de açúcar
Cereja e confeitos para decorar (opcional)

Modo de Preparo
Numa tigela, junte o creme de leite, o açúcar e bata até atingir ponto de chantilly. Pique bem fino o chocolate, deposite-o numa panelinha, junte o leite e leve ao fogo médio até que o chocolate esteja completamente derretido e tenha formado um líquido encorpado. Desligue o fogo, acrescente o extrato de baunilha e misture. Um dica gostosa é colocar o chocolate numa taça alta, porém, preencha até a metade. Complete a taça com o chantilly, decore com confeitos e a cereja.

Chocolate quente com marshmallow
Ingredientes
1 xícara (chá) de leite
1 xícara (chá) de chocolate meio amargo picado
1/4 de xícara (chá) de cacau em pó
6 marshmallows picados

Modo de preparo 
Em uma panela, leve ao fogo médio o leite, o chocolate e o cacau, mexendo sempre até ficar homogêneo. Pare de mexer quando o chocolate derreter. Retire e sirva com os pedaços de marshmallow

Chocolate quente com pimenta
Ingredientes:
50 ml de creme de leite fresco ou lata
70 g de chocolate meio amargo
1 pimenta dedo-de-moça ou malagueta
150 ml de leite

Modo de preparo:
Aqueça o creme de leite, adicione o chocolate meio amargo até formar um creme homogêneo. Reserve. Corte a pimenta ao meio (corte transversal), retire as sementes e acrescente ao leite. Ferva o leite com a pimenta, retire do fogo e acrescente o creme de chocolate. Mexa bem e sirva.

Chocolate com caramelo e especiarias
Ingredientes
– 4 colheres (sopa) de açúcar
– 250ml (1 xícara) de leite integral
– 250ml (1 xícara) de creme de leite pasteurizado (fresco)
– 2 fatias finas de gengibre fresco
– 1 pedaço de canela-em-pau de cerca de 7 cm
– 1 anis-estrelado
– 100g de chocolate amargo picadinho (acima de 60% de cacau)

Modo de preparo
Em uma panela em fogo baixo, espalhe o açúcar no fundo e espere derreter. Evite mexer com uma colher. Enquanto for derretendo, vá girando a panela para que a caramelização ocorra por igual. Quando o caramelo atingir uma cor âmbar, coloque o leite de uma vez só (com cuidado, pois vai espirrar). O caramelo irá endurecer, mas não tem problema – quando a mistura esquentar, ele volta a derreter. Acrescente o creme de leite e vá mexendo com uma colher.

Assim que levantar fervura, desligue. Junte o cardamomo, o gengibre, a canela e o anis. Tampe a panela e deixa infusionar por cinco minutos. Ponha o chocolate picadinho em uma tigela. Coloque uma peneira sobre a tigela e entorne o leite por cima. Você pode reutilizar as especiarias que ficaram na peneira para fazer um chá. Deixe o leite quente e o chocolate descansarem por um minuto e em seguida misture com uma colher grande ou batedor de arames (fouet). Sirva logo depois. Para fazer a bordinha com açúcar, eu mergulhei a beiradinha da caneca no chocolate quente e depois no açúcar demerara.

COMPARTILHAR

Deixe uma resposta