Foto: reprodução internet

A previsão do tempo dá conta que após alguns dias de uma pequena elevação nas temperaturas, a tendência é que a partir desse final de semana o frio volte ao Rio Grande do Sul com intensidade. Será hora de puxar cobertores, meias e mantas novamente e se aquecer como pode. E qual é uma das melhores coisas do inverno? As delicias que nossa gastronomia oferece. Entre as mais deliciosas opções do inverno, as sopas são preferência para os dias mais frios. Veja algumas opções para variar o cardápio.

Caldo de milho com bacon
Ingredientes

-4 espigas de milho
-1 xícara (chá) de bacon em cubos
-1 cebola picada
-2 dentes de alho picados
-3 litros de água
-1 cubo de caldo de galinha
-Sal a gosto
-Salsa picada a gosto para polvilhar
Modo de preparo:
Retire o milho da espiga com a ajuda de uma faca. Em uma panela, em fogo médio, frite o bacon até soltar toda a gordura e dourar. Retire o bacon, escorra em papel toalha e reserve. Na gordura que ficou na panela, refogue a cebola, o alho e o milho por três minutos, em fogo médio. Coloque a água e o caldo de galinha e espere ferver. Bata no liquidificador e volte à panela. Acerte o sal e espere ferver novamente. Coloque em um recipiente fundo e polvilhe com o bacon reservado e salsa. Sirva em seguida.

caldos e sopas, receitas de inverno, milho, bacon, caldo de milho com baconcaldos e sopas, receitas de inverno, milho, bacon, caldo de milho com bacon
Foto: reprodução internet

Creme de cebola
Ingredientes:
-1 kg de cebola
-1 e ½ litros de caldo de carne
-3 colheres (sopa) de manteiga
-3 colheres (sopa) de farinha de trigo
-2 colheres (sopa) de açúcar
-2 colheres (sopa) de molho inglês
-Sal e pimenta-do-reino
-Torradas para acompanhar
Modo de preparo: Fatie finamente as cebolas. Coloque a manteiga em um caldeirão e derreta. Acrescente as cebolas fatiadas e refogue em fogo baixo, por cerca de 20 minutos, ou até que estejam bem macias. Regue com o molho inglês. Salpique com o açúcar. Refogue por mais alguns minutos para caramelizar o açúcar. Depois, acrescente a farinha de trigo e misture muito bem. Despeje o caldo de carne no caldeirão e misture bem. Leve à fervura em fogo baixo por 30 minutos. Tempere com sal e pimenta-do-reino. Deixe esfriar levemente e bata no liquidificador. Volte ao fogo e cozinhe por mais cinco minutos. Sirva acompanhado de torradas.

caldos e sopas, receitas de inverno, cebola, creme de cebola
Foto: reprodução internet

Caldinho de feijão
Ingredientes:
-1 xícara (chá) de feijão carioquinha cru
-2 colheres (sopa) de óleo
-1 cebola pequena picada
-2 dentes de alho picados
-1 1/2 colher (chá) de sal
-3 colheres (sopa) de pimentão verde, sem sementes, picado miúdo
-2 tomates pequenos, sem sementes, picados miúdo
-1/2 xícara (chá) de carne-seca desfiada
Modo de preparo: Em uma panela de pressão, coloque o feijão, cubra com 1 litro de água e deixe cozinhar por 30 minutos após o início da fervura. Em uma panela grande, coloque o óleo e leve ao fogo alto para aquecer. Junte a cebola e refogue por 2 minutos, ou até ficar transparente. Acrescente os grãos de feijão cozidos, o caldo do cozimento, o sal e 2 e meia xícaras (chá) de água (500 ml), e cozinhe com a panela semitampada, por 10 minutos. Transfira para o copo do liquidificador e bata até ficar homogêneo. Coe, volte para a panela e leve ao fogo para aquecer. Adicione o pimentão, o alho, o tomate e a carne-seca, e cozinhe por mais 2 minutos, ou até o tomate começar a amolecer. Retire do fogo e sirva em seguida.

caldos e sopas, receitas de inverno, feijão, caldinho de feijão
Foto: reprodução internet

Sopa creme de tomate
Ingredientes
-2 colheres (sopa) de óleo ou manteiga
-2 cebolas picadas
-1kg de tomate picado, sem pele nem sementes
-1 dente de alho
-2 colheres (sopa) de farinha de trigo
-Sal e pimenta-do-reino
Modo de preparo:
Aqueça o óleo numa panela grande e refogue a cebola, junte o tomate picado e cozinhe até que comece a desmanchar. Acrescente o dente de alho e 1 litro de água fervente. Deixe cozinhar em fogo baixo, com a panela tampada, por cerca de 30 minutos. Dilua a farinha em um pouco de água fria e junte à sopa. Tempere com sal e pimenta e deixe engrossar um pouco. Depois, passe por uma peneira e torne a levar ao fogo baixo. Uma opção para saborizar o caldo é adicionar dois tabletes de caldo de galinha, mas, nesse caso, é necessário reduzir o sal. Acrescentar 1 xícara (chá) de creme de leite deixará a receita mais cremosa.

caldos e sopas, receitas de inverno, tomate, creme de tomate
Foto: reprodução internet

Sopa de fubá
Ingredientes
-1 xícara (chá) de fubá
-2 litros de água
-Sal e pimenta do reino a gosto
-1 colher (sopa) de azeite
-2 cubos de caldo de carne
-3 colheres (sopa) de cebolinha picada
Modo de preparo:
Dissolva o fubá lentamente na água para não empelotar. Leve ao fogo com sal, o azeite e o caldo de carne, mexendo sempre até engrossar. Tampe e misture de vez em quando para não grudar, por cerca de 15 minutos ou até o fubá cozinhar. Tempere com sal e pimenta do reino. Sirva em pratos individuais polvilhada com a cebolinha.

caldos e sopas, receitas de inverno, tomate, creme de tomate
Foto: reprodução internet

Sopa de Pinhão
Ingredientes
-1,5 litro de água
-1,5 kg de pinhão cru
-750 g de carne de peito de boi ou músculo cortado em cubos pequenos
-200 g de bacon picado
-200 g de cebola picada
-2 colheres de sopa de óleo
-½ litro de creme de leite
-3 dentes de alho amassados
-3 folhas de louro
-1 alho poró fatiado finamente
-1 pitada de pimenta do reino moída na hora
-Salsinha e cebolinha picadas finamente
-Sal a gosto
Modo de preparo: cozinhe o pinhão por meia hora numa panela de pressão, descasque e reserve. Aproveite, novamente, a panela de pressão, coloque o óleo, a cebola, o alho, as folhas de louro, o alho poró e a carne. Tempere com sal e pimenta e refogue por cinco minutos ou até a carne perder a cor rosada. Junte a água (suficiente para cobrir a carne) e cozinhe na pressão por 20 minutos. Deixe esfriar e retire os pedaços de carne. Bata o caldo desse cozimento da carne no liquidificador com a metade do pinhão cozido. Corte o pinhão restante em quatro pedaços e junte ao caldo batido, com a carne e leve ao fogo brando para aquecer, mexendo de vez em quando. Em uma panela pequena leve o bacon ao fogo até dourar. Acrescente ao caldo, junte o creme de leite, de uma boa mexida. Polvilhe a salsinha e cebolinha.

caldos e sopas, receitas de inverno, pinhão, sopa de pinhão
Foto: reprodução internet
COMPARTILHAR

Deixe uma resposta