A Páscoa acabou, mas isso não quer dizer que todos os ovos também se foram com feriado. Se ainda sobraram alguns pedaços de chocolate para contar história, saiba que é possível reaproveitá-los para fazer receitas que você nem imaginava! Fizemos uma lista de receitas fáceis e saborosas para você aproveitar todo o chocolate da Páscoa.

Pudim de chocolate

Ingredientes
1 lata de leite condensado
1 xícara (chá) de leite de vaca
4 ovos inteiros
Alguns pedaços de ovos de chocolate

Modo de preparo
Bata todos os ingredientes no liquidificador até obter uma mistura homogênea Despeje a massa em uma forma redonda com furo central e leve ao forno médio (220° C), preaquecido, por 40 minutos em banho-maria.

Fundue de chocolate

Ingredientes
350 g de ovo de chocolate picado
1 lata de creme de leite sem soro
Frutas de sua preferência

Modo de preparo
Leve o chocolate para derreter em banho-maria com o creme de leite, em fogo baixo. Mexa sem parar, até derreter todo o chocolate. Acrescente o conhaque. Passe para a panela de fondue e leve à mesa. Mantenha a chama do fogareiro baixa, para o chocolate não grudar. Espete os morangos e passe-os pelo chocolate.

Bolo de caneca de chocolate

Ingredientes
3 colheres rasas de açúcar
350g de ovo de chocolate
4 colheres de farinha de trigo
1 ovo
3 colheres de óleo
8 colheres de leite
1 colher de chá de fermento para bolosModo de preparo
Derreta o chocolate e misture bem com o açúcar, a farinha de trigo, o ovo, o óleo e o leite. Por último, dissolva o fermento em 1 dedinho de leite e bata bem até ele começar a crescer. Misture o fermento ao restante da massa. Unte bem as suas canequinhas e coloque a massa até só a metade.  Agora é levar ao micro-ondas por cerca de 2 minutos, sempre estando de olho para não transbordar. Rende 2 bolinhos. Obs: O tempo de cozimento varia conforme o microondas. Sirva com um pouco de geleia , chocolate derretido ou Nutella.

 

Petit Gateau de Chocolate

Ingredientes
150 g de ovo de chocolate
½ xícara (chá) de manteiga
3 ovos
2 gemas
½ xícara (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de farinha de trigo peneirada
8 bolas de sorvete de creme

Modo de preparo
Em um recipiente refratário, derreta em banho-maria o chocolate e a manteiga. Em outro recipiente, bata os ovos, as gemas e o açúcar até formar uma massa cremosa. Adicione a mistura de chocolate derretido e mexa bem. Acrescente a farinha de trigo aos poucos e mexa delicadamente, até incorporar tudo. Unte com manteiga e polvilhe com farinha de trigo 8 forminhas pequenas (10 cm de diâmetro) e distribua a massa entre elas. Leve ao forno médio-alto (200°C), preaquecido, por cerca de 10 minutos. Desenforme ainda quente sobre pratinhos individuais e sirva a seguir, acompanhado de uma bola de sorvete.

Pipoca de chocolate

Ingredientes
1 colher (sopa) de Óleo de girassol
1/2 xícara (chá) de milho para pipoca 5 colheres (sopa) de açúcar
1/2 colher (sopa) de manteiga
150g de ovo de chocolate

Modo de preparo
Reserve a pipoca já estourada. Coloque o açúcar e a manteiga na panela em fogo médio e misture o tempo todo até ela ficar bem molinha, quase como água. Derreta o chocolate em banho Maria ou microondas.  Junte o chocolate derretido à calda na panela e mistura bem rapidinho, até ficar homogêneo. Misture as pipocas com a cobertura até ficarem bem cobertas pelo chocolate.

Torta de Bolacha de Chocolate

Ingredientes:
800ml de leite integral
2 e 1/2 colheres (sopa) de amido de milho
1 lata de leite condensado
1 pacote de bolacha maria
350g de ovos de chocolate
1 e 1/2 xícara de creme de leite fresco

Modo de preparo:
Em uma panela adicione, o leite integral, o amido de milho e misture. Acrescente o leite condensado e leve ao fogo médio, mexendo sempre até engrossar. Em uma travessa de torta ou de sua preferência, faça camadas  intercalando o creme (use ainda quente) e as bolachas. Reserve. Coloque o chocolate ao leite em uma tigela. Ferva o creme de leite fresco e disponha sobre o chocolate. Espere uns 2 minutos e misture bem com o auxílio de uma espátula até o chocolate derreter por completo.  Coloque a ganache sobre a torta e leve à geladeira por aproximadamente 3 horas.

Chocolate quente cremoso

Ingredientes
250g de ovos de chocolate
200g caixinha de creme de leite
3 vezes a mesma medida de leite integral

Modo de preparo
Picar o chocolate e derreter em banho-maria. Quando estiver derretido, colocar o creme de leite e misturar ainda em banho-maria. Após ficar uma mistura homogênea, colocar o leite integral, mexer, tirar do banho-maria e deixar ferver

 

COMPARTILHAR

Deixe uma resposta