Foto: Divulgação Internet

O queridinho dos brasileiros não pode faltar no café da manhã de todo dia ou até mesmo no lanche da tarde. Com diversas opções como pão doce, de alho, recheado, versões sem glúten e sem lactose e muitas outras. O alimento é tão importante que tem até uma data só dele. Nesta terça, 16, é o Dia Mundial do Pão.

Uma boa dica para comemorar esse dia é comer pães deliciosos no dia de hoje. Confira abaixo uma receita de pão recheado.

Ingredientes:

Foto: Divulgação Internet

Massa:

-2 Envelopes de fermento biológico seco (20 g)

-3 Colheres (sopa) de açúcar (35 g)

-500 ml de água morna (2 xícaras de chá)

-3 Colheres (sopa) de margarina (50 g)

-2 Ovos

-1 Kg de farinha de trigo

-2 Colheres (chá) de sal

-Molho barbecue para pincelar

-1 Gema ligeiramente batida para pincelarRecheio de Costelinha (para um pão):

-300g de costelinha suína assada e desfiada

-Salsinha picadinha a gosto

-½ Xícara (chá) de molho barbecue

-3 ½ Xícaras (chá) de muçarela ralada no ralo grosso (400 g)

 

Recheio de Manteiga, queijo e alho (para um pão):

-100g de manteiga com sal (½ xícara de chá)

-1 colher (sopa) de alho

-Salsinha picadinha a gosto

-4 ½ xícaras (chá) de muçarela ralada no ralo grosso (500 g)

 

Modo de Preparo:

Massa:

  1. Numa tigela, dissolva 2 envelopes de fermento biológico seco e 3 colheres (sopa) de açúcar em 500 ml de água morna. Acrescente 3 colheres (sopa) de margarina, 2 ovos, 1 kg de farinha de trigo, 2 colheres (chá) de sal e misture. Transfira para uma superfície lisa e enfarinhada e sove bem até ficar uma massa lisa. Coloque novamente na tigela, cubra com filme plástico e deixe descansar por 30 minutos. Depois de descansar, divida a massa em 2 metades.
  2. Dica: essa massa rende 2 pães. Faça cada metade da massa com um recheio diferente.
  3. Pegue a metade da massa e coloque numa superfície lisa e enfarinhada. Abra com a ajuda de um rolo, polvilhando farinha de trigo para não grudar. Corte a massa em quadrados (8 cm x 8 cm) e pincele o molho barbecue em cada quadrado.

Montagem:

  1. Sobre uma superfície lisa, coloque 1 quadrado de massa, depois 1 porção do recheio que preferir e cubra com outro quadrado de massa pincelado com molho barbecue (ou manteiga e alho). Faça mais uma camada de recheio e massa e depois transfira para a lateral de dentro de uma forma de bolo inglês (22 cm de comprimento x 8,5 cm de largura x 6 cm de altura) untada com manteiga e forrada com papel manteiga untado e enfarinhado.
  2. Dica: para ficar mais fácil, dê uma inclinada na forma para colocar os quadrados de massa com recheio. Faça essas camadas até completar a forma.
  3. Pincele 1 gema ligeiramente batida sobre a massa e deixe descansar até dobrar de tamanho (+/- 30 minutos). Depois deste tempo leve ao forno pré-aquecido a 180°C por 25 minutos. Retire do forno e sirva.

Recheio de Costelinha (para um pão):

  1. Misture costelinha suína assada e desfiada, salsinha picadinha a gosto, ½ xícara (chá) de molho barbecue, 400 g de muçarela ralada no ralo grosso e reserve.

Recheio de manteiga, queijo e alho (para um pão):

  1. Numa panela em fogo médio, derreta 100 g de manteiga com 1 colher (sopa) de alho (não é para fritar o alho), acrescente a salsinha picadinha a gosto e apague o fogo.

 

COMPARTILHAR

Deixe uma resposta