Ingredientes
– 1 cebola pequena picada
– Azeite para refogar
– 2 dentes de alho picados
– 500 gramas de peru, bacalhau, pernil e/ou tender, todos desfiados ou picados
– 2 tomates picados
– 4 colheres (sopa) de azeitona sem caroço picadas
– 4 colheres (sopa) de pimentão vermelho
– 4 colheres (sopa) de pimentão amarelo
– Salsinha a gosto
– Sal a gosto
– Pimenta dedo-de-moça ou do reino a gosto
– 8 xícaras de arroz já cozido ao seu gosto
– 1 vidro de leite de coco de 200 mililitros e a mesma medida de água (apenas no caso do bacalhau)
– 6 ovos

Modo de preparar
Para o arroz: numa frigideira grande, doure a cebola picada em um pouco de azeite em seguida o alho. Junte a(s) carne(s) escolhida(s) para compor a receita (peru, bacalhau, pernil e/ou tender) e deixe refogar por dez minutos. Aos poucos, acrescente o tomate, o pimentão vermelho e o amarelo, a azeitona e a salsinha, tempere com sal e a pimenta, e continue misturando em fogo baixo. Depois de aproximadamente oito minutos, adicione o leite de coco e a mesma medida de água (apenas no caso do bacalhau). Deixe levantar fervura e coloque o arroz. Misture bem. Reserve.

Para a cobertura de ovos: separe as claras das gemas. Bata as claras em uma batedeira até atingir ponto de neve. Acrescente as gemas aos poucos, numa velocidade menor, até a mistura ficar amarelada por igual.

Para a montagem: espalhe um pouco de azeite em uma forma refratária e coloque o arroz com peru, bacalhau, pernil e/ou tender. Por cima, despeje delicadamente a espuma de ovos batidos. Decore com rodelas finas de cebola e azeitonas e leve ao forno para dourar durante 30 minutos (ou até que esteja pronto) a uma temperatura de 180 graus.

COMPARTILHAR

Deixe uma resposta