Muitas pessoas não usam a panela de pressão por receio ou por acreditarem que ela pode causar acidentes na cozinha. Contudo, ela pode ser uma grande aliada para preparar os alimentos de forma mais rápida.

Conhecer os mecanismos básicos da panela de pressão e aprender a reconhecer os sinais de que ela não está funcionando com segurança vai fazer toda a diferença nas suas aventuras culinárias.

Como funciona?
Enquanto o ponto de ebulição da água é de 100 graus centígrados ao nível do mar, no interior da panela de pressão essa temperatura pode passar de 120 graus. Essa condição ocorre porque a panela de pressão funciona aprisionando o vapor, fazendo com que a temperatura interna aumente juntamente com a pressão do vapor, transferindo o calor para os alimentos e fazendo com que cheguem no ponto ideal em menos tempo.

Exatamente por isso a panela deve ficar fechada, com uma borracha de vedação de qualidade, mantida entre a tampa e a panela. Além disso, para impedir que o vapor escape, a panela deve ser mantida com a trava de segurança bem encaixada.

Quantidade de água
Para usar corretamente a panela de pressão, em primeiro lugar é preciso observar que, dentro dela, existe uma marca de nível máximo. A panela só pode ser enchida até esse nível para que possa funcionar corretamente. Não havendo qualquer marca, a medida certa é encher apenas 2/3 da panela.

Feche com cuidado
A panela deve ser fechada com todo o cuidado, observando-se que a borracha da tampa fique bem encaixada antes de ser levada ao fogo. Por fim, quando o pino começar a apitar, é necessário baixar o fogo.

Cuidado com as válvulas
O perigo de explosão das panelas é causado por válvulas entupidas. São elas que controlam a pressão e, se estiverem obstruídas, o vapor fica preso dentro da panela. A parte boa é que maioria das marcas no mercado contam com válvulas extras de segurança, que entram em ação para evitar esse problema. Caso a válvula auxiliar seja acionada, desligue o fogo imediatamente e espere a panela esfriar antes de abri-la.

Para tirar a pressão
Quando termina o tempo de cozimento, desligue o fogo e espere: a pressão vai sair naturalmente. Em caso de pressa, vale levantar a válvula principal com a ajuda de uma colher de pau. De qualquer forma, não se atreva a tentar abrir a panela imediatamente: a pressão interna pode causar acidentes sérios. E evitar dar choque térmico na panela, retirando do fogão e resfriando sob a água fria, já que isso pode estragar o produto.

COMPARTILHAR

Deixe uma resposta