fome, frio, calorias, inverno, delícias de inverno
Foto: banco de imagens

Essa é uma época de comilanças. Primeiro por causa do clima frio, que provoca queda na temperatura corporal, fazendo com que as pessoas busquem por mais alimento no intuito de ficarem aquecidas. O corpo trabalha mais no inverno para se manter quente e, esse funcionamento, exige combustível: comida.

Além disso, em dias mais frios é comum observar a ausência de sol e dias aparentemente mais curtos. O fato faz com que o corpo precise produzir mais melatonina, o hormônio do sono, para compensar a falta de iluminação. O resultado é cansaço e sonolência maiores, que também exigem mais energia através dos alimentos.

Mas a explicação não é apenas biológica. Há questões que envolvem os desejos e sentimentos das pessoas. Quem nunca chegou em casa e, mesmo sem ter fome, necessitava de um brigadeiro de panela pra aquecer o corpo e o coração? Nessa época mais fria, desejamos ficar no lar, cercados de conforto e de quem amamos. Se é para sair, escolhemos programas aconchegantes. E a noite nos namorados? Essa é uma nas quais os restaurantes têm mais reservas.

Em geral, esses planos envolvem comidas gostosas e calóricas. Não há nada de errado nisso. Aproveite para se deliciar. E depois controle os ponteiros da balança. A gente te oferece algumas dicas para compensar os exageros.

Consuma mais sopas e caldos nos dias frios. Nutritivas, elas aquecem o corpo e garantem saciedade. Os pratos também contribuem para o fortalecimento do sistema imunológico, importante para evitar doenças típicas do inverno. É significante, porém, apostar em receitas de sopas com pouca gordura e evitar acompanhamentos pesados.

fome, frio, calorias, inverno, caldos, sopas
Foto: banco de imagens

Coma alimentos ricos em fibras, que além de promoverem bom funcionamento do intestino, ainda aumentam a sensação de saciedade, afastando a fome exagerada. As fibras diminuem a absorção do açúcar e da gordura ingerida, tendo um bom efeito à longo prazo, no processo de emagrecimento.
Outros benefícios incluem diminuição do risco de certos tipos de câncer, como de cólon, reto e mama, além de prevenir a osteoporose. Você pode variar apostando em grãos, frutas com casca, legumes e folhas.

fome, frio, calorias, inverno, fibras, saciedade
Foto: banco de imagens

Aposte em chás de ervas naturais e diuréticas ou mesmo no leite com cacau e canela. O chá de gengibre, o chá mate com limão e o chá verde, são alguns dos indicados.
Eles ajudam a não reter líquidos, a saciar o apetite e a aumentar o metabolismo, ajudando na queima de gorduras. As bebidas quentes mantêm o corpo aquecido sem elevar o peso.

fome, frio, calorias, inverno, chá, ervas, chá diurético
Foto: banco de imagens

Aumente a ingestão de sementes e oleaginosas, como castanhas, nozes e amêndoas entre as refeições para driblar a fome fora de hora. Também combatem as inflamações do organismo, o que faz com que as células funcionem muito melhor e não acumulem gordura. Sem esse acúmulo, além de o corpo se manter em forma, a circulação sanguínea acontece de maneira muito mais saudável, evitando assim as doenças cardiovasculares. Mas cuidado com a quantidade. Elas também têm calorias.

fome, frio, calorias, inverno, sementes e oleaginosas
Foto: banco de imagens

Os temperos, além de deixar a comida muito mais saborosa, podem acrescentar benefícios importantes na sua dieta, e a ação termogênica é uma delas. Experimente adicionar aos seus pratos temperos como coentro, cominho, curry, páprica picante, gengibre, cebola e canela. Eles possuem propriedades que aumentam o gasto calórico e auxiliam a queima de gordura.

 fome, frio, calorias, inverno, temperos, termogênicos
Foto: banco de imagens
COMPARTILHAR

Deixe uma resposta