Tudo que normalmente é feito com claras de ovos batidas em neve agora pode ser feito de forma vegana. Chamado de Aquafaba é a água do cozimento de leguminosas, o mais usado é o grão de bico, é o que proporciona sabor mais neutro e melhor consistência.

Existem várias receitas, a maioria delas usa panela de pressão. Encontramos essa mais prática. Confira:

1 – Cozinhe grão-de-bico e reserve 3/4 de xícara da água do cozimento (ou a mesma quantidade do líquido que vem com o grão-de-bico enlatado).

2 – (opcional) Para deixar a mistura mais concentrada, transfira pra uma panela pequena e ferva até o líquido reduzir pela metade. Essa etapa é opcional, mas deixa o merengue mais consistente.

3 – Bata o líquido (concentrado ou não) na batedeira ou com batedor elétrico. Importante: não é possível bater à mão com um batedor de arame, pois você vai precisar incorporar muito ar à mistura pra mágica dar certo.

4 – Quando a mistura tiver dobrado de volume e estiver espumante e aerada acrescente 1/2 xícara de açúcar comum (não precisa ser de confeiteiro) e continue batendo até atingir a consistência de mashmallow mole (veja a foto abaixo).

5 – Como fica um leve sabor de grão-de-bico, perfume a mistura com algumas gotinhas de extrato de baunilha ou raspas de limão ou laranja, essência de amêndoas ou o que mais encontrar na sua cozinha (e combinar com a receita que você estiver preparando, claro).

Mais uma opção de receita:

 

 

COMPARTILHAR

Deixe uma resposta