É grande a variedade que encontramos hoje em dia nos supermercados para passar no pão ou em torradas, mas nem sempre são opções saudáveis. Assim é com a margarina. Ela ganhou espaço à mesa e é resultado de uma série de processos químicos. Nesse processo entra em cena uma série de elementos, como gorduras trans, aromatizantes, aditivos, solventes químicos, entre outros.

Conheça algumas alternativas saudáveis:

1. Azeite de oliva
O azeite de oliva extra virgem é um dos óleos mais benéficos para o organismo, pois contém antioxidantes e polifenóis, ajudando a combater radicais livres que degeneram as células do corpo. Além disso é rico em gorduras boas e ácidos graxos. Para usá-lo como substituto da margarina é possível optar pela versão in natura ou fazer uma mistura com ervas.

2. Manteiga de oleaginosas
Avelãs, amêndoas, amendoim e nozes são excelentes para a saúde, pois contém gorduras boas, vitaminas e nutrientes importantes para o organismo e podem ajudar a combater os radicais livres, melhorar a imunidade e regular a pressão arterial. Para fazer essa receita basta tostar as castanhas, passa-las no processador para fazer uma pasta. Depois dá para acrescentar ingredientes, como mel e baunilha para dar um sabor especial.

3. Patê
Muitos alimentos podem tornar-se patês diferentes e deliciosos. Dá para fazer patê, por exemplo, com cenoura, banana verde, grão de bico, azeitona e berinjela. Uma boa dica é diversificar as alternativas na hora de “rechear” o pãozinho de todo dia. Tem receitas para todos os gostos. E todas muitos saudáveis.

4. Geleia de frutas
Morango, laranja, maracujá, framboesa entre outros. Essas especiarias podem ser feitas em casa, com frutas orgânicas e frescas, perfeitas para encherem a sua refeição de fibras alimentares, vitaminas e minerais. As geleias também caem super bem com as torradas integrais, um lanche rápido e nutritivo.

5. Creme de ricota
 Quando a praticidade faz diferença, um creme de ricota pode ficar prontinho na sua geladeira só para passar no pão na hora que a fome bater. Esse ingrediente é extremamente versátil, podendo combinar com outros alimentos e adquirir outros sabores no creme.

6. Requeijão light
Se o assunto é tradicionalismo, o requeijão é um dos alimentos mais consumidos. Fonte de cálcio e fibras alimentares, esse ingrediente ajuda a tornar o nosso intestino saudável, proporciona saciedade e atua no fortalecimento e desenvolvimento dos ossos, dentes e músculos.

 

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