Tá sem tempo? Precisa recorrer àquelas comidinhas semi prontas, mas não quer abrir mão do sabor nem da qualidade do que consome? Basta ficar atento a alguns métodos de congelamento de produtos. Praticamente tudo pode ser congelado sem perder o valor nutricional, mas são necessários alguns cuidados.

Verduras: utilize o chamado processo de branqueamento, que consiste em colocá-las em água fervente por um minuto, escorrê-las e, por fim, jogar água bem gelada, ou colocar em uma bacia com gelo. Não realizar esse passo pode alterar a aparência do alimento.

Carne vermelha: não utilize tempero na hora de congelar as carnes e só tempere na hora de preparar. É importante congelar a carne ainda fresca. Os bifes devem ser congelados em saquinhos plásticos individuais e próprios para ir ao freezer.

Feijão: para que o feijão congelado tenha gostinho de feito na hora, opte por guardá-lo sem tempero e prepare somente na hora em que for usar, refogando alho cebola e acrescentando um pouco de água.

Sempre secos: Sempre antes de colocar o alimento no congelador, seque-o. É um erro não secar bem, pois, quando são congelados ainda molhados, formam cristais de gelo em volta.

Frango: para congelar frango, limpe-o bem. Caso ele esteja temperado, prefira guardar em potes de plásticos, limpos, secos e que sejam herméticos. Guarde em porções que serão usadas. Nunca congele pela segunda vez.

Legumes: o tempo de validade é de três meses, por isso é importante identificar as embalagens com o nome e a data em que foram congelados para ter o controle de qualidade.

Peixe: o ideal é congelar os peixes quando estão frescos e sem nenhum tempero. Separe cada filé, embale em saquinhos e coloque as porções que serão utilizadas em potes herméticos com água pela metade. Isso formará uma crosta de gelo e garantirá a qualidade do peixe.

Ervas e temperos: sim, eles também podem ser congelados.  E não precisam sofrer o processo de branqueamento antes do congelamento. Apenas é necessário lavar, picar e secar bem. A forma de utilização é a mesma das ervas frescas, podendo ser utilizadas em temperos, molhos, sopas.

Descongelar os legumes: eles devem ser colocados na geladeira um dia antes de serem utilizados. Caso precise utilizar de imediato, descongele no micro-ondas ou coloque o próprio saco do legume em água em temperatura ambiente.

 

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