Superfoods são alimentos que em pequenas porções têm muitos nutrientes, com alta densidade nutritiva, poucas calorias e benefícios ao organismo. Como uma bomba de força e saúde, os super alimentos são bons componentes de uma alimentação balanceada e aliadas de sua saúde.

Linhaça: rica em fibras que podem ajudar a promover o controle do açúcar no sangue, pode, dessa forma, auxiliar no controle do diabetes; também é fonte de lignanas, que podem ajudar no controle dos sintomas da TPM e até auxiliar na prevenção de câncer de mama. A linhaça pode ser encontrada em sua forma íntegra (semente), em farinha, óleo e em cápsulas, pode ser usada de diversas formas, como em saladas de frutas, iogurte, em shakes, durante as refeições ou em saladas;

Açaí: composto por antioxidantes como as antocianinas, responsáveis por sua coloração roxa, e vitamina E, que ajudam a retardar o envelhecimento precoce, também contém ômega-6 que proporcionam benefícios, como por exemplo; interferir na formação das membranas celulares e da retina, produção hormonal e auxiliar no funcionamento adequado do sistema imunológico, e o ômega-9 é um anti-inflamatório que pode prevenir o câncer, agir contra doenças do coração e contra o envelhecimento precoce das células, além desses nutrientes contém carboidratos, proteínas, fibras e minerais, como cálcio, ferro e potássio. O açaí é consumido em forma na forma de creme gelado, acompanhado de frutas, cereais e iogurte, ou como suco.

Gengibre: com propriedades antioxidantes, anti-inflamatória, ação termogênica, além de ser composta por vitamina B6, potássio, magnésio e cobre. O gengibre por ser consumido em forma de chá, batido com sucos naturais em geral ou usado ralado nas refeições e saladas;

Azeite de oliva extravirgem: rico em gorduras monoinsaturadas e vitamina E, pode reduzir o LDL (mau colesterol) e aumento de HDL (bom colesterol), oferece também ação antioxidante e anti-inflamatória. O consumo do azeite deve ser sempre para finalizar preparações, pois em altas temperaturas ele perde seus efeitos, sendo assim é bastante consumido com saladas, sopas e macarrão;

Biomassa de banana verde: retirada da polpa da banana verde, é rico vitaminas e minerais, baixo açúcar e fibras, podendo auxiliar no controle do colesterol, glicemia e melhorar a função intestinal. Muito utilizada como espessante em sopas, shakes, para engrossar o caldo do feijão, dar consistência à doces, como mousses e brigadeiro;

Maça: é rica em fibras, aminoácidos, carboidratos, ferro, magnésio, fósforo, ômega-3 e 9, potássio, selênio, zinco e vitamina B1, vitamina B2, vitamina C e vitamina E, é conhecida por seu poder afrodisíaco e estimulante. Pode ser adicionada em bebidas como shakes de proteínas ou de frutas.

Abacate:Pesquisas recentes afirmam que o abacate aumenta o nível de colesterol bom (HDL) e diminui o colesterol mau (LDL), além de ser um grande aliado na perda de peso de forma saudável. É antioxidante, anti-inflamatório e digestivo. Pode ser consumido  em bebidas como shakes de proteínas ou de frutas.

Cúrcuma ou açafrão-da-terra: A cúrcuma é usada na medicina oriental e na culinária do sudeste asiático há séculos. É profundamente anti-inflamatória graças à curcumina, um polifenol natural que também dá ao pó a sua cor amarela brilhante. Já são muitas as pesquisas sobre o açafrão, com vários estudos em grande escala.

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