Foto: reprodução internet

Uma coisa é fato. Cada ambiente da casa necessita de diferentes tipos de iluminação para otimizar as funções realizadas nele e refletir toda a aura que representa. Atualmente, há no mercado diversas opções, tanto de lâmpadas quanto luminárias.

Na sala de estar e quarto, o ar de aconchego pode ser trazido pelas iluminações de cor amarelada, como as incandescentes. Porém, por consumirem mais energia, esse tipo de lâmpada amarela está gradativamente sendo substituída no comércio.

No banheiro, escritório e cozinha, cores frias, com iluminação azulada, são as mais indicadas. Esse tipo de luz tem como principal característica não criar sombras. Por isso auxiliam atividades como leituras.

Interessante também é procurar investir em pontos de luz pelos cômodos, como nas cabeceiras da cama de casal ou em uma estante, atrás dos livros. Esses focos propositais trazem claridade na medida certa e direcionam a atenção, proporcionando um toque charmoso.

Agregado a outras características, como pintura do ambiente, o lado externo pode trazer claridade conforme preferência do dono do imóvel. É importante observar quais pontos de referência necessitam de luz. Corredores ou locais de passagem, por exemplo, deverão ser, preferencialmente, iluminados. Escadas e degraus com lâmpadas também, para oferecer mais segurança aos que transitam pelo local à noite. E no jardim, luzes em meio às plantas trazem um charme especial. As luminárias e suportes deverão ser mais protegidos nas áreas externas, por estarem suscetíveis à ação do tempo.

Dicas de luminárias
Arandelas e tartarugas –
São bem comuns nas áreas externas. As lâmpadas ficam guardadas no suporte, o que permite proteção.
Lustres – Os lustres pendentes são ótimas opções para salas e ambientes de refeições. No aconchego da sala, os de cristais trazem elegância. Sobre a mesa de jantar, um conjunto feito em palha é convidativo.
Plafon Led- No banheiro, os suportes Plafon são clean e trazem um ar de higiene. As arandelas acima da pia também podem ser uma boa opção.
De acordo com a Abra- Escola de Arta +Design, é possível calcular a quantidade de potência necessária para cada cômodo pela metragem:
· Escritórios e consultório – 30w/m²;
· Cozinha e banheiro – 25w/m²;
· Sala e dormitório – 20w/m²;
· Hall e garagem – 5w/m².

COMPARTILHAR

Deixe uma resposta