Já pensou nos utensílios básicos que você precisa na cozinha? Se vai se casar ou morar sozinha irá precisar dos itens dessa lista, então pegue o bloquinho e anote antes de ir às compras:

Tábua de alimentos: Pode ser de todos os tipos de madeira, plástico ou vidro. Vidro é a melhor opção, já que madeira e plástico com o tempo podem criar fissuras que escondem bactérias. O ideal é ter uma perto do local onde os alimentos são cortados. Dê preferência para a pia. Caso o alimento escape ou suje é só lavar o local.

Ralador: Escolha um de inox e dê preferência os de 4 lados, já que são mais versáteis. São ótimos para ralar queijo ou raspas de limão, por exemplo.

Escorredor de pratos: Para manter uma cozinha organizada é importante o uso de um escorredor. A dica é usar e lavar, assim a louça não fica acumulando.

Peneiras: De plástico ou inox, esses utensílios são úteis para coar líquidos e em alguns casos, para ingredientes secos, como farinhas.

Faca grande: Ele pode ser multitarefas e servir tanto para cortar carnes, como pães grandes. É importante mantê-lo sempre afiado. Procure separar uma faca de tamanho médio para alimentos menores como frutas e legumes, por exemplo.

Abridor de latas: Essencial para abrir as latas de molhos e outras iguarias. Sua principal vantagem é economizar o tempo com atividades simples.

Tigela: Muitas receitas pedem para misturar os alimentos, às vezes em menor ou maior quantidade, por isso é importante ter todos os tipos. Guarde-as em um local de fácil acesso onde possam ser organizadas por tamanho.

Tesoura: É comum precisar cortar os mais variados pacotes e até mesmo alimentos como a carne e o frango, uma tesoura de cozinha grande e afiada é prática e muito útil, sendo uma companheira de todas as horas.

Copos medidores: Toda receita exige medidas, por isso tenha sempre os medidores à disposição e se possível compre junto uma balança para cozinha, elas são ideais para medir em gramas.

Bacia plástica: você pode até pensar que é coisa de vó, mas as bacias plásticas fazem uma falta danada nas cozinhas, seja para colocar algo de molho.

Escorredor de massas: Fundamental para preparar macarrão e outros tipos de massa.

Saca-rolhas: Se você gosta de um bom vinho, um saca-rolhas é fundamental.

Assadeira: Mesmo que você não goste de bolos, assadeiras são muito úteis para preparar aquela carne ou legumes ao forno. Super rápido e saudável.

Batedor de carne: Afinal, ninguém quer comer o bife duro, não é?

Bule e chaleira: São muito versáteis, tanto para preparar café e chá quanto para aquecer a água que será usada no preparo do almoço ou para lavar os pratos, caso você não tenha torneira elétrica.

Bacias e potes plásticos: Pelo menos uma bacia para saladas e alguns potinhos para guardar sobras de alimentos são fundamentais na casa nova.

Escumadeiras e conchas: Imprescindíveis para frituras, grelhados e, no caso das conchas, alimentos com caldo, como sopas e feijão.

Coador de café: Se você for amante de um cafezinho e ainda não tiver uma cafeteira, não esqueça desse item!

Formas de gelo: Não subestime a necessidade de gelo no Verão!

Frigideiras: Opte por uma antiaderente e de tamanho médio se for morar só. As muito pequenas podem não ser suficientes e as grandes demais, dispensam muito gás para manter-se aquecidas.

Jarras de água e suco: Se você gosta de suco ou água geladinha, uma jarra pode ser muito importante.

Lixeira: Opte por uma de pedal, assim, você não terá contato com a tampa da lixeira enquanto está manuseando alimentos.

Porta temperos: Sal, açúcar, pimenta e outros temperos que você costuma utilizar precisam ser guardados e bem conservados.

Panelas (de todos os tipos): O tamanho deve ser de acordo com quantas pessoas vão se alimentar. Pense também em quantos tipos de alimentos vocês costuma fazer durante uma refeição (arroz, feijão, carne, legumes).

Panos de prato: Mesmo que você não costume secar a louça logo após lavar, é importante ter pelo menos dois panos para quebrar o galho, em caso de necessidade.

Taças, copos e xícaras: Pelo menos duas peças de cada.

Pratos e potinhos de sobremesa: Não esqueça! Afinal, onde você vai comer?

Colheres, garfos e facas: Há jogos prontos de talheres mas, se você precisa economizar, pode comprar peças avulsas. O ideal é pelo menos duas de cada, caso você more sozinho.

COMPARTILHAR

Deixe uma resposta