decoração, lareira, inverno, frio, lareira a lenha
Elas são as mais tradicionais, porém, exigem mais manutenção Foto: reprodução internet

Se você está entre o grande número de pessoas que, com a chegada do frio pensou “como seria bom se eu tivesse uma lareira” e tem dúvidas sobre qual o tipo ideal para sua residência, precisa ler essas dicas. Ter uma lareira em casa é delicioso, sobretudo no clima do Sul do País, quando as temperaturas ficam bastante baixas no Inverno.

E não se trata apenas de aquecer, mas sim, também, de deixar os ambientes com um ar mais aconchegante. A sala, local que costuma reunir as famílias e ser palco para encontros de amigos, merece uma decoração especial, que deixe esse ambiente mais agradável e promova o bem-estar de todos. E não importa o estilo da casa. O mercado especializado oferece modelos diversos de lareiras, que vão desde as tradicionais – à lenha – ou mais modernas – elétricas, a gás ou as ecológicas – que aquecem sem perder o estilo. Há também muitas opções de revestimento, que vão desde o granito ou mármore até o inox. Há até revestimento em madeira, mas esse exige cuidados específicos.

Lenha
Em geral, essa é a primeira opção cogitada por quem pensa em comprar uma lareira. Sim, existe um charme especial em olhar a lenha queimando e aquecendo o ambiente. Mas, antes de decidir, é preciso avaliar os aspectos negativos também. A limpeza é mais difícil e esse estilo de lareira exige manutenção. Sempre existe a possibilidade da chaminé entupir e a fumaça voltar para dentro de casa. Se você mora em um apartamento que não é localizado na cobertura, só poderá instalar uma dessas se o seu edifício tiver sido planejado com previsão para instalação de chaminé.

decoração, lareira, inverno, frio, lareira a lenha
Elas são as mais tradicionais, porém, exigem mais manutenção
Foto: reprodução internet

Elétrica
O mais interessante desse modelo é que ele imita muito bem o charme das lareiras à lenha, sem exigir os mesmos esforços quanto a manutenção. Lareira elétrica é muito prática e tem instalação. Ela não exige tubulação de gás nem exaustor, podendo ser instalada de forma embutida em móveis. Quando ligada, sua cor fica semelhante a brasas e aquece bastante o ambiente. Obviamente, gerará custo de energia elétrica.

decoração, lareira, inverno, frio, lareira elétrica
Parecem com as tradicionais, sem exigir a mesma manutenção
Foto: reprodução internet

Gás
Esse estilo de lareira só pode ser utilizado em edifícios com ponto de gás tubulado e com ventilação. Não necessita de exaustor, deixando-a mais prática que os modelos à lenha. Como o acúmulo de gás nas residências é perigoso, é indicado, antes de optar por esse modelo, avaliar o ambiente e se não há risco, por exemplo, de crianças sozinhas na residência ligarem o aparelho. A chama é real e, portanto, exige cuidados.

 decoração, lareira, inverno, frio, lareira a gás
Ela é linda, mas cuidado com o risco do gás nos ambientes
Foto: reprodução internet

Ecológica
As lareiras ecológicas agradam não apenas por oferecerem a redução da emissão de gás carbônico como pela beleza. Ela combina muito bem com ambientes de decoração moderna que, muitas vezes, faz a lareira tradicional destoar do restante. A lareira ecológica funciona a partir de biodiesel para manter o fogo. O bacana é que ela também oferece a possibilidade de controlar a chama e não é fixa em apenas um cômodo. Pode aquece, inclusive, áreas externas, sem exigir tomada de energia elétrica ou ponto de gás.

decoração, lareira, inverno, frio, lareira ecológica
Charmosas, essas lareiras podem ser levadas para vários ambientes
Foto: reprodução internet
COMPARTILHAR

Deixe uma resposta