A sala de estar é um dos ambientes mais queridos de uma casa. É por isso que todos querem uma sala bem, confortável! Só que além de confortável, uma casa precisa ser também estilosa. Ela deve suprir as necessidades e ser admirada por todos os seus moradores. A sala de estar, por ser uma importante área de socialização, é um dos primeiros cômodos que as pessoas pensam em reformar ou redecorar.

Mas, em tempos de crise, poucas são aquelas que podem dar-se ao luxo de se prender a soluções tão caras e complexas assim. Veja como, com um pouco de imaginação e um orçamento enxuto, é possível incrementar ou mesmo transformar a decoração da sala de estar de uma maneira mais fácil do que você imagina, através da personalização de móveis à troca de elementos ornamentais.

Confira algumas ideias baratas para transformar a decoração da sala de estar
#1 Repaginar os móveis existentes


Quando for pensar na decoração da sala de estar, se o orçamento não permite a compra de móveis novos, a alternativa é trabalhar com aquilo que se tem. Primeiro, limpar e organizar os objetos já permite uma melhor visualização e valorização das peças presentes no lar.
Segundo, é possível redecorar a sala de estar reformando itens antigos. E ainda tem sempre aquilo que pode ser remanejado de um cômodo vizinho, ganhando outro acabamento e função. Uma estante antiga, por exemplo, pode ser pintada ou receber novo verniz.
Mais uma ideia criativa, que tem sido bastante empregada na decoração, é o uso do tecido e do papel contact. Eles são colocados sobre tampos de mesas, fundos de gavetas e em portas de armários, dando, assim, um visual diferenciado a cada uma das peças.
Já o sofá, um pouco velho e antiquado, pode parecer mais novo e moderno simplesmente com a troca de forração. Quem não tem dinheiro para mudar o tecido desse móvel pode investir em uma capa removível. Também existe a opção das mantas para sofá, que são um acessório não muito caro e que podem ajudar a modificar rapidamente o visual de um cômodo.

#2 Investir em pequenos itens de decoração

Acessórios fazem toda a diferença na decoração da sala de estar. Eles ajudam as pessoas a expressarem sua personalidade nos espaços. Além disso, deixam os cômodos das casas mais alegres e confortáveis. E o melhor é que podem ser trocados a todo o momento, custando pouco e não interferindo no layout dos ambientes. Ou seja, eles são apenas complementos.

#3 Renovar materiais que seriam descartados

Tem formas ainda mais baratas de decorar a sala de estar. Uma das mais criativas é reaproveitar itens velhos, objetos que seriam descartadas ou que já se encontravam no lixo.
Garrafas de plástico ou de vidro, grades de metal, caixotes de madeira, baldes, latas e tijolos podem virar móveis novos. Um exemplo são os pallets, frequentemente reaproveitados como racks, bases de sofás, painéis de TV e mais.

 

COMPARTILHAR

Deixe uma resposta