Com origem na Inglaterra, esse estilo de decoração é atemporal por seu mix de materiais. Muito popular nos anos 90, ele voltou com tudo e vem ganhando cada vez mais notoriedade por sua delicadeza e charme.

A ideia desse estilo é mesclar objetos sofisticados, clássicos, com peças e materiais desgastados, como o forte desse estilo é mesclar peças sofisticadas, com pegada clássica, como poltronas suntuosas, com objetos e materiais desgastados, de bandejas de metal a espelhos enferrujados e mesas de madeira descascados,

Os tons neutros ou as famosas candy colors (tons pastéis) são ideais para esse estilo, que tem tudo de provençal e romântico. O branco tem bastante espaço na decoração e aparece nas paredes e móveis.

Pátina
Ela cai como uma luva no estilo shabby chic por causa do efeito desgastado das peças. É fácil encontrar mesas, armários, molduras e outras peças em pátina. E além de marcar presença em móveis, a pátina pode aparecer ainda em portas e paredes.

Metal e madeira
Aposte em contrastes: peças de metal e madeira se misturam criando um ambiente único. Cadeiras de ferro (podem ser usadas com a pintura desgastada mesmo) aparecem ao lado das de madeira, por exemplo.

Estampas
 Xadrez e florais, que costumam fazer a cabeça dos mais românticos, aparecem com força na decoração. Você pode usá-los de maneira tradicional ou fazer uma composição que misture os dois. Só vale prestar atenção se as estampas trazem cores em comum – assim não tem erro!

 

 

COMPARTILHAR

Deixe uma resposta