Elas são lindas, super fáceis de cultivar e tão versáteis que podem ser usadas nos mais diversos tipos de decorações. Seja em quadro verde ou vasinhos espalhados pela casa, as suculentas trarão um charme todo especial ao ambiente.

Para manter suas plantinhas lindas e dando um toque especial na sua decoração, é imprescindível seguir algumas dicas:

Sol
É importante saber que as suculentas são intolerantes a ambientes de sombra. Por isso, é preciso separar um cantinho bem iluminado para elas. Caso você resolva cultivá-las em ambientes internos, o ideal é que as posicione bem próximas de janelas. Não é recomendado deixá-las diretamente no sol.

Regando
Cuidado ao regar, elas não precisam de muita água. Não há uma regra específica. Tudo dependerá do clima, da temperatura do local, do vaso que elas estão plantadas e claro, da quantidade de luz solar que estão recebendo.

No verão o ideal uma vez por semana e no inverno de uma a duas vezes por mês. E para realizar a rega, molhe apenas o solo. Evite que caia água sobre as folhinhas pois elas podem apodrecer.

Mudas
Esqueça todas aquelas complicações de estacas e sementes: suculentas se propagam muito rapidamente.
Quando uma folha cai no chão, logo cria raízes e surge outra muda   Se quiser brincar de jardineira, tire uma folhinha da sua suculenta e coloque a ponta na terra. Cuidado com a rega, muita água pode apodrecer sua futura plantinha.

Montagem do vaso
Escolha um vaso que tenha um furo embaixo para facilitar a drenagem. O primeiro passo para a montagem do vaso é criar uma barreira de drenagem. Adicione cascalho (pedrisco e cacos de telha também funcionam perfeitamente) ou argila expandida. Feito isso, cubra com uma camada de manta bidim ou TNT. A manta garantirá que o substrato não seja levado embora com a água durante as regas. Após isso, adicione o substrato. Pegue então a suculenta que deseja plantar com muito cuidado, pois são plantas bem sensíveis. Retire as folhas envelhecidas e limpe as que restarem.

Ideias 

 

COMPARTILHAR

Deixe uma resposta