Você já parou para ver os símbolos das etiquetas das roupas? Provavelmente não,  é comum não darmos atenção para as informações e providenciarmos uma tesoura para acabar com esse pequeno incomodo.  São vários ícones que explicam a forma certa de lavar, secar e passar para a peça durar mais.

Símbolos de Lavagem
O primeiro símbolo da figura, que contem uma bacia e um “X” significa que o artigo não deve ser lavado; ou quando estiver em estado úmido requer um tratamento delicado. Logo abaixo vemos uma bacia com uma mão indicando que a lavagem da peça deve ser manual à temperatura máxima de 40ºC. Quando encontrarmos somente a imagem de um recipiente com água. Significa que podemos lavar à mão ou à máquina. Porém se tiver uma barra abaixo do recipiente,quer dizer que pode ser lavada na maquina por tempo menor.

Os símbolos que contêm números representam a temperatura máxima da água durante a limpeza da peça. As três figuras indicam que a lavagem à máquina pode ser normal, bem como o enxague e a centrifugação das vestes.

Quando, logo abaixo do desenho da bacia, notarmos a existência de um traço; devemos redobrar os cuidados durante a manutenção de nossas roupas. Cada número indica a temperatura máxima em que a água deve ser utilizada; e nesses casos, a interseção mecânica deverá ser reduzida. Para o enxágüe, o ideal é que ocorra um decréscimo gradual da temperatura da água, enquanto a centrifugação deverá ocorrer de forma mais suave. Já as duas barrinhas abaixo da última imagem significam que o artigo não pode passar por torções.

Lavagem a Seco
Os círculos presentes nas etiquetas representam a lavagem a seco. A letra “A” indica que para esse tipo de limpeza é permitida a utilização de todos os tipos de solvente universal. O “F” limita o uso desses produtos, indicando o uso de hidrocarboneto e a letra “P” restringe a limpeza ao uso de percloretileno. Quando o círculo vier com um “X”, este tipo de lavagem não é recomendada.

Símbolos de Alvejantes
Os triângulos representam os cuidados com os alvejantes. Um triangulo vazio indicam que o clareamento através de quaisquer alvejantes é permitido. Se tiver um “X” cortando a figura, não devemos usar esses produtos. As letras “Cl” presentes dentro dessa forma indicam o uso de cloro.

Símbolos de Secagem
A secagem é representada por quadrados O traço horizontal no meio do quadrado indica que o artigo deverá ser estendido neste sentido durante a sua secagem; já a presença de três barras verticais permite a organização das peças para que sejam secas por gotejamento.

A presença de uma curva na parte superior do quadrado sugere que a melhor forma para secar a peça é estendendo no varal. Quando visualizar círculos inscritos nos quadros a intervenção mecânica é permitida, a não ser quando a imagem conter um “X” que restringe essa utilização. Um ponto preto dentro deste círculo estabelece que a secagem seja feita à temperatura mínima, enquanto dois pontinhos recomendam que o processo ocorra no ciclo normal das máquinas à temperatura máxima.

Símbolos de Passadoria
Para passar a roupa sem problemas, devemos prestar atenção na imagem de um mini ferro de passar. A presença de apenas um revela que a peça deve ser passada à baixa temperatura (no máximo 100ºC), dois indicam que a base do ferro deve estar em temperatura média, próxima aos 150ºC. A temperatura máxima de 200ºC  é permitida somente quando existirem três bolinhas na imagem. O “X” é sempre uma imagem de negação, a qual aqui representa que a peça não pode ser passada.

 

 

COMPARTILHAR

Deixe uma resposta