Para quem deseja conquistar uma vaga no ensino superior ou concluir o ensino médio, a prova mais esperada do ano se aproxima: o Exame Nacional do Ensino Médio. Neste ano, a primeira prova será aplicada aos candidatos no dia 5 de novembro, domingo, e as áreas examinadas serão Linguagens, Redação e Ciências Humanas, com tempo de respostas de 5h30min. Já no segundo dia do Exame, domingo, dia 12, haverá a aplicação das provas de Matemática e Ciências da Natureza, durante 04h30min.

Ansiedade na reta final é o sentimento que define inúmeros candidatos, principalmente pela insegurança de não ter estudado todo o conteúdo e de como administrar o tempo restante até a prova. Mas o mais importante nos dias que antecedem o Exame, sem dúvida é manter a calma, a concentração e focar em leituras e programas que agreguem ao conteúdo visto até então. Trouxemos algumas dicas leves de como administrar o tempo e os estudos até a aplicação da prova, nos dias 5 e 12. Confira!

Crédito: reprodução internet

Cronometre seu tempo de estudo
Em entrevista recente ao Ibiá, a professora de português da Escola Técnica São João Batista, Alma Rosany Oliveira Dahlem, deu valiosas dicas para quem prestará o Enem. “A primeira dica é que, daqui até o dia do Exame, o candidato mantenha uma rotina de estudos de pelo menos 15 minutos de leitura sentado, já que a prova será nessa posição por muitas horas consecutivas. A segunda orientação é assistir programações que tragam informações, índices”, disse ela à reportagem.

A professora também destacou que como o estilo do Enem é com prova física, em papel, é importante que o candidato estude em livros. “Os grandes vestibulares, como o Enem e o da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) são realizadas dessa forma. Então a leitura digital, no meu entendimento, não traz a mesma sensação”, conclui.

Crédito: reprodução internet

Simulados
Uma boa opção para testar tudo o que já foi estudado até aqui é realizar simulados disponíveis na internet. Eles abordam diversas áreas do conhecimento e são uma forma leve de dar aquela última estudada, tão importante aos mais inseguros.
Porém, não é recomendado que os testes online sejam realizados por um longo período do dia ou todos os dias; intervalos são importantes para administrar tudo o que foi revisto.
Agora, talvez também seja a hora de dar uma espiada nas provas do Enem das edições anteriores.

Crédito: reprodução internet

Escute música!
Sim! É isso mesmo que você leu! Escute músicas, principalmente as que trazem toda a história do país. Muitas letras escritas ajudam a contextualizar uma época, como a da ditadura, por exemplo, e contribuem significativamente com o conhecimento. Faça uma busca na internet, pesquise sobre a mensagem que querem transmitir e faça um comparativo histórico sobre o período em que foram compostas.

 

Crédito: reprodução internet

Hábitos para a vida
É fato que a leitura e a escrita são hábitos que, mesmo não tendo sido construídos desde a infância, devem ser fomentados na vida adulta. Mais do que nunca, você deve adotá-los na sua vida. Escrever algumas redações durante a semana ajudarão no preparo para o Enem. Há plataformas, como o YouTube, que disponibilizam aulas de como construir um texto.

Lazer para a mente

Não, nem toda a tarefa de estudo é difícil. Você pode aprender assistindo a um filme, ouvindo uma música ou fazendo uma atividade física no bairro em que mora. Todas as análises, sob essas diferentes perspectivas, estão contribuindo, mesmo sem ser perceptível, com o senso crítico. Nos programas televisivos, escolha, agora, os que tratam da história de um país ou estado. Os documentários são sempre ótimas apostas. Fazer atividades físicas e manter uma alimentação saudável, também são indispensáveis para o bom funcionamento do corpo e da mente.

COMPARTILHAR

Deixe uma resposta