Muito tem se falado sobre machismo, mas ainda assim esse termo pode parecer um pouco confuso. Isso porque alguns comportamentos machistas são tão comuns na nossa sociedade que muitas vezes nem percebemos. Para te ajudar fizemos uma lista de atitudes machistas. Se perceber essas atitudes, é melhor ligar o sinal de alerta!

1- Poder
Se seu parceiro acha que só você precisa dele, que sua felicidade depende inteiramente da sua pessoa, pode começar a se preocupar. O sentimento de poder é a definição mais clara de machismo.

2- Vida social
Não quer você falando com amigos e parentes. Proíbe você de ter amizades principalmente com homens. Para o homem machista, uma mulher extrovertida está sempre dando bola para todo mundo. Querem sempre controlar tudo o que acontece com a parceira, assim como as pessoas com quem fala e o que faz quando não está junto com o parceiro.

3 – Ele a impede de trabalhar e de ter sua própria renda
Outra atitude machista é quando o companheiro a restringe financeiramente, ou seja, impede você de trabalhar fora de casa e passa a te dar uma quantia mensal para que possa usar para si própria. Nem ao menos um curso você está ‘autorizada’ a fazer. Quando questionado, ele diz que o papel de cuidar do lar é apenas do homem.

4 – Tarefa de casa é coisa de mulherzinha
Seu parceiro acha que cuidar da casa é coisa de mulher e por isso não lava nem a água do copo que bebe? Uma atitude machista como essa pode ser resolvida com diálogo para a cooperação mútua se realizar. Mas se ele permanecer irredutível quanto a essa ajuda e achar que seu papel em casa é ficar vendo TV é hora de repensar a relação.

5 – Julga as mulheres pelo que vestem
Outro clássico do pensamento machista é a frase ‘Se ela usa roupa curta é porque quer ser cantada’. E essa reflexão se reflete no estudo divulgado este mês pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) que revelou que 65% dos brasileiros acha que mulher de roupa curta merece ser ‘atacada’.
6- Duvida de suas capacidades
Um homem machista subestimará você constantemente. Ou seja, se o que você faz não o convence. Alguém que não acha que você possa obter qualquer conquista não merece a menor atenção da sua parte, não se convença do contrário, você vale e muito. Vocês são iguais e se ele não respeita isto, então talvez seja o momento de terminar a relação.

 

COMPARTILHAR

Deixe uma resposta