Foto: Paulo Zumbi

Para os amantes da leitura, ter uma enorme quantidade de livros é maravilhoso, porém, eles necessitam de cuidados para que fiquem conservados por mais tempo. Vamos te ajudar a tirar as manchas e poeira, além de manter tudo em ordem.

A posição e o local que estão é importante. Os livros devem sempre ser guardados em posição vertical, pois na horizontal as páginas acabam amassando, ou dependendo do local, manchando. Nunca guarde livros em sacos plásticos e locais fechados, eles impedem a respiração do papel proporcionando o aparecimento de fungos.

Limpeza

Parte externa

  1. Box mestres da aventura com os livros A ilha do tesouro, de Robert Louis Stevenson; Robinson Crusoé, de Daniel Defoe; e Viagens de Gulliver, de Jonathan Swift

    Use um pano macio e/ou uma escova: separe um pano macio, limpo e seco. Passe-o por toda a capa em movimentos suaves.

  2. Aspirador de pó: caso a capa esteja com muita poeira e mofo, antes de passar o pano é indicado fazer uma aspiração. Use preferencialmente um aspirador de pó pequeno e em uma potência menor.
  3. Pincel para a poeira: se houver pouca poeira, pode ser usado um pincel. Certifique-se de que ele esteja limpo e seco.
  4. Acetona: você pode usar acetona, aquela mesma, de limpar as unhas, na capa do seu livro, use somente em capas que tem película plástica. Ela vai retirar alguns tipos de sujeira mais persistentes, como marca de cola ou adesivos, por exemplo.

Páginas 

O livro dos ressignificados
  1. Deixe as páginas respirarem: Tire os livros da estante periodicamente e folheie as páginas. Isso vai ajudar a tirar um pouco de poeira e reduzir a umidade, que pode causar mofo.
  2. Pano: o paninho seco é mesmo um de seus melhores aliados. Para sujeira ou poeira leve, ele é a melhor opção. Passe cuidadosamente nas páginas.
  3. Pincel e escova para os cantos: Pode ser que o pano não consiga chegar aos cantos das páginas. O pincel ou uma escova bem macios serão úteis para tirar a sujeira desses cantinhos, assim como já foi feito na capa.
  4. Tirando o mofo: caso haja mofo em várias páginas, coloque o livro em um saco vedado com um pouco de bicarbonato. Deixe-o lá por pelo menos 12 horas, ou por um período de no máximo 2 semanas. Você também pode usar serragem para caixa de gatos.
COMPARTILHAR

Deixe uma resposta