Foto: reprodução internet

O furoshiki é um lenço quadrado, ou uma toalha de pano simples, muito colorido ou liso, que é usado no Japão para embrulhar objetos, presentes, criar pequenas coisas úteis ou decorações, em minutos.

O tecido utilizado pode ser de algodão, nylon, seda, chirimen, entre outros. Em termos de tamanho e design, existe uma grande variedade para todos os gostos possíveis. É uma forma criativa e inteligente de reaproveitar tecidos, já que o furoshiki é totalmente “ecofriendly”, ou seja amigavelmente ecológico.

O primeiro passo de todos é saber dar o NÓ FUROSHIKI, usado em muitas etapas dos vários tipos de embrulho desta técnica. Deixamos aqui o passo-a-passo do nó.

Presente com laço
É o pacote de presente mais fácil de fazer. O laço é incorporado, então você não vai precisar de fitas adicionais, mas apenas um lenço. Ele é adequado para objetos de várias formas e presentes embalados em uma caixa.

  1. Arranjar um quadrado de tecido de largura 3 a 4 vezes maior que a largura do objeto a embrulhar;
  2. Colocar o objeto no centro do tecido (posto em posição de losango), da forma que mostra na imagem;
  3. Juntar 2 pontas opostas e fazer o nó do Furoshiki;
  4. Com as pontas restantes, fazer novamente outro nó de Furoshiki…e ficou pronto!

Saco para livros
De um lenço quadrado simples, veja como se pode fazer um saco apropriado para o transporte de livros como presente ou simplesmente para ser devolvido à biblioteca. Depois de formar um triângulo, dobram-se os cantos do lenço para o interior e faz-se o nó, como mostra a imagem.

  1. Colocar o livro no lenço furoshiki , mais próximo de uma das pontas;
  2. Dobrar essa ponta mais próxima sobre o livro, pegar na ponta oposta e passar sobre o livro, envolvendo-o até a ponta ficar por baixo do livro;
  3. Pegar nas duas pontas restantes, opostas, e entrelaçá-las;
  4. Virar a embalagem ao contrário e atar um nó com as mesmas pontas, que entretanto puxou para o outro lado.

Outras opções 

COMPARTILHAR

Deixe uma resposta