Foto: Divulgação Internet

O consumo de alguns alimentos pode te ajudar a prolongar o bronzeamento na pele. A presença da substância carotenoide, responsável por dá cor aos alimentos que vão dos amarelos aos vermelhos e verdes escuros, nos alimentos será o seu truque de beleza no verão.

Os carotenoides estão relacionados à síntese de vitamina A, que nosso organismo não produz e só pode ser obtida através da alimentação e que está diretamente relacionada à saúde da pele, além de ser um potente antioxidante.

Existem mais de 700 tipos de carotenoides diferentes. Apenas 50 fazem parte da dieta humana sendo que apenas seis respondem por 95% do que ingerimos (b-caroteno; a-caroteno; Licopeno; Luteína; β-Criptoxantina e Zeaxantina). Cenoura, melancia, pimentão vermelho e amarelo, tomate, mamão, manga, acerola, beterraba, couve, espinafre e agrião são exemplos de alimentos ricos em carotenoides.

Como consumir
Quanto à ingestão diária, cada pessoa deve procurar introduzir os alimentos fontes de carotenoides seguindo a sua dieta habitual e fazendo as substituições dentro das recomendações do nutricionista. Mas vale a pena ter pelo menos uma fonte de carotenoide em todas as refeições do dia, pelo menos na primavera e no verão.

Alimentos com carotenoide
Caroteno: cenoura, manga, abóbora, cenoura
Luteína: batata, cenoura, milho e gema de ovos;
Criptoxantina: milho, páprica e mamão;
Zeaxantina: gema de ovos, milho, espinafre e páprica ;
Crocina: açafrão;
Bixina: urucum;
Capsantina: na pimenta vermelha;
Capsorrubina: páprica;
Violaxantina: amor perfeito
Licopeno: tomate, beringela, cenoura, pimentas verdes, ameixa, mamão, pêssego e melancia.

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