A amizade é um dos vínculos mais fortes que estabelecemos ao longo da vida. Porém, quantas amizades você já teve que te puseram para baixo? Amizades que não te apoiaram quando foi preciso ou que te destrataram? Todas nós, em algum momento, passamos por isso, mas de fato só percebemos quando nos afastamos dessas pessoas.Separamos algumas dicas para você saber se está ou não em uma amizade abusiva.

Não se importa com você
Não rola uma mensagem perguntando se tá tudo bem, nem querendo saber se você chegou bem em casa depois do cinema, muito menos pra perguntar se você esta de ressaca pós-balada. Não é para dar satisfação ao outro 24h por dia, e sim um carinho, uma preocupação com o seu bem estar, ainda mais nessa nuvem de insegurança que estão as ruas ultimamente.

Não fica feliz com as suas conquistas
Sempre que uma coisa boa acontece, você explode de felicidade e a tendência é correr para dividir com aquele amigo especial, mas nota que ele não parece tão feliz quanto você. Te ouve, às vezes desdenha da sua conquista, mas, pra não dar tanto na pista, sempre acha um porém ou arruma um jeito de baixar a sua bola, te deixando meio fuén. De repente aquela alegria nem parece ter tanta razão assim.

Faz você acreditar que é uma péssima amiga por estar ausente
Vocês tem estilos de vida diferentes, preocupações diárias com prazos e horários, além de outros compromissos sociais. Quando a amizade é verdadeira, você sabe que vai estar à disposição para a pessoa quando ela precisar, mesmo que seja pelo telefone ou Whatsapp, e sente que a recíproca é verdadeira. Eventualmente vocês vão se encontrar, mesmo que seja pra um almoço rápido, e vão conseguir colocar os assuntos em dia. Ninguém é obrigado a estar 100% à disposição de outra pessoa ou deixar as responsabilidades de lado para se divertir, e o outro lado precisa compreender.

Não entende suas limitações
Todo mundo tem limitações, sejam elas financeiras, afetivas, verbais. Às vezes bancar um jantar caro é o sinal de carinho que você pode dar. Às vezes é mais reservado nas palavras, mas as ações mostram bem o que você sente. Ou te enche de carinho, mas avisa que tá sem grana para aquele rodízio japa que vocês amam. Mostrar que conhece e respeita as limitações do outro é uma das maiores provas de amizade.

Não guarda seus segredos
É impressionante como as coisas sempre “escapam” da boca dela para outras pessoas. Mesmo você pedindo segredo e confiando, acaba descobrindo que seus planos ou suas intimidades foram abertos para outros por quem você mais confiou, e muitas vezes podem colocar sua reputação em risco. Óbvio que a fofoca é sempre “sem más intenções”.

Mais algumas dicas

COMPARTILHAR

Deixe uma resposta