Quem ainda não tem acesso à rede Wi-Fi em casa, em geral, está planejando colocá-la ou reclamando de ainda não ter adquirido o serviço. É que hoje tornouse praticamente impossível viver desconectado da internet e fi car dependendo apenas das redes 3G torna o uso mais instável e caro. Por isso, sempre que possível é melhor fechar o pacote de dados e utilizar o Wi-Fi. Quer otimizar o seu sinal e fazer uso da rede com mais segurança?

foto: reprodução internet

Atualize-se
Ter comprado o melhor equipamento ao instalar a sua rede não signifi ca que atualmente ele ainda seja considerado de ponta. Tudo o que envolve tecnologia ganha atualização muito rápido. Hoje as redes sem fio têm vários padrões. Enquanto alguns transferem os dados com até 11 Mbps de velocidade, outros podem chegar até 600 Mbps.

 

foto: reprodução internet

Pega ladrão
Não é incomum o sinal sem fi o estar fraco porque o vizinho está usando. Mas tem senha, você deve ter pensado. Sim, mas, às vezes, ela é simples demais. O ideal é escolher um p a d r ã o de segurança mais avança d o , como o WPA, além de colocar uma senha difícil, que misture letras e números. E a troque com frequência.

Posicione bem o roteador
Ele deve estar no alto, seja sobre um móvel ou preso à parede. Para funcionar adequadamente, o roteador precisa estar livre de obstáculos. O ideal é deixar o equipamento no local mais central de sua casa para que o sinal fi que bom em todos os cômodos. E nem pense em virar a antena para o lugar onde você está. Ela deve estar sempre apontando para o teto.

Cuidado com as interferências
Alguns equipamentos podem interferir na rede. Forno de micro-ondas costuma ser um vilão, que causa instabilidade no Wi-Fi. E até o telefone sem fi o pode atrapalhar. A dica é posicioná-los longe um do outro.

foto: reprodução internet

Aumente a intensidade do sinal
Em alguns casos, mesmo com o roteador bem posicionado, determinado cômodo da casa fica sem sinal. Nesse caso é possível colocar
um roteador extra para amplificar o alcance da rede. Qualquer roteador comum pode ser um repetidor de sinal. Para fazer isso, você pode instalar o DD-WRT. Basta configurar o equipamento para que ele retransmita o sinal do primeiro roteador.

Não use qualquer rede
As redes públicas estão cada vez mais populares e salvam o nosso pacote de dados mensal. Mas cuidado. Deixar o Wi-Fi sempre aberto no celular e ir utilizando qualquer rede pode ser arriscado. Como qualquer pessoa tem acesso a esse tipo de rede, criminosos podem usá-las para roubar dados. Evite realizar transações bancárias, trocar dados pessoais e digitar senhas em redes abertas.

Cuidado com os aplicativos
Não é por se tratar de Wi-Fi que tudo está liberado. Jogos online ou streaming de vídeo, podem comprometer muito o sinal. Se em sua casa várias pessoas compartilham a mesma rede, é possível que alguém esteja consumindo muito, o que deixa o sistema lento para todos.

foto: reprodução internet

 

COMPARTILHAR

Deixe uma resposta