Segunda-feira é difícil estar muito disposta, né? Dá aquela preguicinha de levantar da cama e, só de pensar em encarar uma semana toda de muito trabalho, estudo, afazeres domésticos, boletos e tudo mais, dá vontade de voltar duas casas e recomeçar o fim de semana.

Algumas dicas, no entanto, podem fazer toda a diferença para que tua semana comece com todo o gás. Acordar disposta e cheia de energia pode ser o diferencial para uma semana bastante produtiva. Confira e comece a colocar em prática.

Descanse a mente antes de dormir
Especialistas recomendam que, pelo menos meia hora antes de dormir, você não tenha contato com nenhum aparelho eletrônico que emita luz, como televisão, celulares ou computadores. Isto porque esta luz faz o cérebro pensar que o corpo deve permanecer em alerta e ainda não é hora de dormir, inibindo a liberação do hormônio responsável pelo sono. Isto pode fazer você dormir mais tarde e, consequentemente, não descansar tempo suficiente para o outro dia. Para que isso não aconteça, opte por um livro ou uma música relaxante quando estiver se preparando para ir para a cama.

Se acordar, levante
Muitas vezes acordamos antes do despertador. Aproveite, saia da cama e viva os minutinhos a mais da melhor maneira possível. Use esse momento para um hobby, uma leitura ou estudo.

Evite ingerir alimentos muito pesados
Não é recomendado que você vá para a cama sem se alimentar durante a noite ou com fome, já que você vai passar algumas horas sem absorver os nutrientes provenientes dos alimentos. No entanto, isso não quer dizer que você precisa exagerar. O mais adequado é optar por comidas leves como saladas e frutas, e ingeri-las pelo menos uma hora antes de dormir. Também é importante beber bastante água e evitar bebidas como café, chá e refrigerantes.

Organize seu espaço
Manter o seu quarto organizado é um estímulo visual muito importante, tanto para a hora de dormir quanto para a de acordar. Esta rotina de arrumar rapidamente o que ficou fora do lugar e já separar todas as coisas e roupas que irá utilizar no dia seguinte, faz com que seu cérebro comece a entender que você vai se recolher. Com o tempo, além de fazer com que você mantenha a organização pessoal, esta prática ainda vai ajudar você a dormir mais rápido.

Esqueça a função soneca
Seu sono ficará desregulado por conta das tantas vezes que você dormiu e despertou novamente em um curto espaço de tempo. Se você tem dificuldades em levantar cedo da cama e utiliza o celular como despertador, experimente baixar aplicativos que regulam as fases do sono e despertam em horários inteligentes.

Planos
Antes de dormir, planifique o dia seguinte. Marque coisas que você queira e goste de fazer. Todos compromissos são validos porque pela manhã é o melhor momento para encontrar a eficiência.

Tome um bom café da manhã
Não pule o café da manhã. Esta prática faz com que você tenha mais fome depois. É importante porque, quando acordamos, necessitamos de “combustível” para retomar as atividades e iniciar um dia ativo. Especialistas indicam a ingestão de frutas, sucos naturais, pães e derivados do leite para que você tenha nutrientes necessários e comece seu dia com disposição.

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