foto: reprodução internet

Há quase 130 anos, o 25 de outubro é celebrado como o dia do profissional da Odontologia. A data de séculos passados faz referência ao decreto 9.311 assinado em 1884, que criou os primeiros cursos de graduação de Odontologia do Brasil, localizados no Rio de Janeiro e na Bahia. Posteriormente, uma portaria do Conselho Federal de Odontologia tornou a data oficial para a comemoração do Dia do Cirurgião-Dentista no país.

De acordo com pesquisas relacionadas à área, a Odontologia tem avançado muito nos últimos anos devido à incorporação de novas tecnologias. Hoje, alguns procedimentos se tornaram menos invasivos e oferecem mais conforto, menos dor e mais qualidade de vida ao paciente.

Dentro do Sistema Único de Saúde (SUS), a implementação de programas como o Brasil Sorridente, lançado em 2004, e a Política Nacional de Saúde Bucal (PNSB) bucal contribuem para melhorar o acesso e o atendimento da população. Dados apontam que 35% dos brasileiros possuem alguma disfunção que necessita de tratamento ortodôntico. Outros avanços dizem respeito às novas opções de tratamento odontológico, como a ortodontia e o implante dentário, disponíveis nas unidades de saúde e nos centros especializados de saúde bucal, os chamados CEOs.

Data nacional
A saúde dos dentes não significa apenas um belo sorriso. Responsável por aguçar os sentidos do nosso paladar, a falta de cuidado e a higiene com a boca e com os dentes podem causar ou piorar problemas no coração, infecções respiratórias e até a osteoporose. Para nos lembrar da importância da saúde bucal, o dia 25 de Outubro também foi consagrado como o Dia Nacional da Saúde Bucal.

COMPARTILHAR

Deixe uma resposta