Deficiência de nutrientes, falta de hidratação, contato com produtos de limpeza e maus hábitos na hora da esmaltação podem ser algumas das causas para unhas fracas e quebradiças. Outro fator é uso frequente de removedores de esmalte, principalmente os compostos por acetona. Veja a seguir algumas boas dicas para manter as unhas saudáveis.

1. Nutrientes: Os nutrientes de que as unhas precisam são a biotina, o cálcio, o magnésio e os aminoácidos. As vitaminas de complexo B e a vitamina C também são bem importantes. Esses nutrientes estão em alimentos como leite e derivados, peixes, vegetais de folha verde-escura, gema cozida, grãos integrais, laranja, limão, morango e goiaba.

2. Fortificante: Aplicar uma camada de esmalte nutritivo ou um endurecedor de unha uma vez por semana. Se desejar que elas cresçam mais rápido, repita durante quinze dias, uma vez pela noite.

3. Descanso: O ideal é que você permaneça com esmalte nas unhas durante quatro ou cinco dias na semana. Nos outros três dias deixe as unhas respirarem.

4. Luvas:  Se possível, usar luvas de borracha para realizar as tarefas domésticas e manter as unhas sempre limpas e curtas.

5. Hidratação: Beba muita água e também chás diariamente. Ficar bem hidratado faz muito bem às unhas e também ao seu corpo em geral.

6. Cutícula: Evita retirar muito as cutículas porque elas são a proteção das unhas contra infecções e se você as retira com frequência pode deixar suas unhas cada vez mais fracas e doentes.

7. Xô acetona: acetona é corrosiva , por isso, deixa a unha fraca. Opte pelos removedores de esmalte ou os lenços umedecidos específicos.

8. Base: Na pressa pode parecer tentador passar um esmalte colorido diretamente nas unhas, mas isso além de prejudicar a duração da esmaltação, ainda pode deixar manchas e gerar ressecamentos, no caso das fórmulas mais fortes e pigmentadas. Não pule a etapa da base e dê preferência por produtos com vitamina E ou B5 na composição.

 

 

COMPARTILHAR

Deixe uma resposta