Você já parou para ver o que está no rotulo de seus cosméticos? Nós listamos aqui os símbolos mais recorrentes e seu significado, que aparecem nos cosméticos nacionais e importados.

O selo ECO CERT certifica que o produto foi feito a partir de fontes renováveis, através de processos eco-friendly. Para o selo “orgânico”, o produto tem que ter o mínimo de 95% dos ingredientes à base de plantas e o mínimo de 10% de ingredientes por peso vindo da produção orgânica. Para o selo “natural”, o produto tem que ter o mínimo de 50% dos ingredientes à base de plantas e o mínimo de 5% de ingredientes por peso vindo da produção orgânica. A embalagem tem que ser biodegradável ou reciclada.

O selo da Dermatest, significa que o produto foi dermatologicamente testado para compatibilidade com a pele humana e não são testados em animais, mas em seres humanos. Fundado em 1978, pelo médico Dr.Werner Voss, o Instituto alemão Dermatest GmbH, em Münster hoje é um dos mais renomados laboratórios dermatológicos da Europa. O instituto certifica diversas marcas de produtos cosméticos e higiene corporal.

O IBD é o Instituto Biodinâmico. Além de cumprir os requisitos básicos para a produção orgânica, o selo garante que a fabricação daquele produto obedeça ao Código Florestal Brasileiro e às leis trabalhistas. O IBD atua nas marcas ecológicas de todo Brasil e América do Sul. As principais exigências da certificação IBD: Desintoxicar o solo; Não utilizar adubos químicos e agrotóxicos; Atender às normas ambientais do Código Florestal Brasileiro;Recompor matas ciliares, preservar espécies nativas e mananciais e outros.

Para ter certeza que não foi testado em nenhum animal procure um desses símbolos na embalagem. Esses três tipos de selo Leaping BunnyPeta e Not Tested On Animals Australia certificam cosméticos que não foram testados em animais. Muito importante ressaltar que esses símbolos atestam que nem o produto final nem nenhum ingrediente usado para fabricar o mesmo foi testado em animais em nenhuma fase de produção do produto.

Esse é o “Green Dot”, significa que a empresa responsável por produzir o seu cosmético contribui com o custo de recuperação e reciclagem da embalagem de seus produtos. Também significa que a empresa está comprometida com a conservação de recursos naturais e se esforçando para reduzir o lixo que produz.

Esse símbolo, que é similar a um pote de cosmético aberto, indica a durabilidade do produto após aberto. Sendo assim, se está escrito 6M na embalagem significa que você deve jogar o produto fora após 6 meses aberto, se tiver escrito 12M, você deve descartá-lo após 12 meses, e assim por diante.

O “e”, assim mesmo em letra minúscula, é para “estimated” ou “estimado” e significa que você está levando exatamente a quantia que está escrita no pote. Se na sua embalagem de shampoo está escrito 250ml, esse símbolo “e” garante que você está levando exatamente 250ml de produto.

Os símbolos que certificam um produto vegano são Vegan e Certified Vegan. Eles atestam que não só o produto não foi testado em animais, como também que o produto não contém nenhum ingrediente ou sub-ingrediente de origem animal. Vale ressaltar que produtos certificados vegan não contêm cera de abelha, nem foram processados em máquinas que processaram produtos de origem animal.

 

 

 

 

 

 

 

COMPARTILHAR

Deixe uma resposta