Você sabia que existem diversos tipos de massagem terapêuticas diferentes? Cada um deles utiliza técnicas diferentes para atingir seus objetivos. Massagens terapêuticas são as que usam as mãos ou aparelhos simples para tratar dores musculares, má circulação de sangue e outros problemas que podem ocorrer no nosso corpo.

Reflexologia
Pressões no pé ou na mão para estimular e equilibrar a energia das pessoas. Cada ponto tem um órgão correspondente. A sola do pé engloba todos os órgãos do corpo. Por meio de pressões, é possível estimular os órgãos e relaxar o corpo.

Antiestresse
Usa deslizamentos e amassamentos para diminuir o estresse do dia a dia. Estimula, principalmente, a liberação de ocitocina, entre outros hormônios antiestresse. Normalmente é feita com leveza para o paciente não sentir dores. A massagem relaxante normalmente vem da massagem clássica ou sueca.

Relaxante
Usa deslizamentos e amassamentos para diminuir o estresse do dia a dia. Estimula, principalmente, a liberação de ocitocina, entre outros hormônios antiestresse. Normalmente é feita de forma mais leve para o paciente não sentir dores. A massagem relaxante vem da massagem clássica ou sueca.

Respiração
Usa técnicas para melhorar a respiração. O método Lotorp é o mais famoso. A técnica libera a tensão dos músculos responsáveis pela respiração, ajudando o paciente a expelir o ar de dentro dos pulmões. Também inclui técnicas para fortalecer a respiração, que o próprio paciente tem que usar e treinar em casa.

Drenagem Linfática
Ajuda na eliminação de líquido que, por algum motivo, está retido no organismo. Este tipo de massagem, em geral, usa as mesmas manobras da massagem clássica. 

Facial
Aumenta a elasticidade da pele e a circulação, diminui olheiras e inchaços. Ajuda na eliminação das células mortas. Usa pontos reflexos na face para aliviar sintomas de dor ou estresse.

Gestantes
Aumenta a circulação sanguínea e relaxa os músculos proporcionando maior mobilidade ao bebê. Este tipo de massagem pode ser feito com a gestante deitada de lado ou sentada, dependendo do mês de gravidez.

COMPARTILHAR

Deixe uma resposta