Alguns erros ao lavar o cabelo podem estar fazendo com que ele fique oleoso ou seco demais, além de favorecer a queda e o surgimento de caspa. A primeira dica é o espaçamento entre a lavagem, varia conforme o tipo de cabelo:

– Cabelos oleosos podem ser lavados todos os dias, a fim de evitar o aspecto “sujo” na raiz;

– Cabelos crespos e cacheados, por ser naturalmente mais secos, devem espaçar as lavagens até dois dias;

– Cabelos mistos podem ser lavados diariamente, já que a raiz pode apresentar oleosidade da mesma forma que os cabelos oleosos;

Qual a melhor temperatura da água para lavar o cabelo?
Na hora de lavar o cabelo, o ideal é que a temperatura da água alcance um meio termo entre o frio e quente. Assim, a água deve estar morna, mais próxima da temperatura do corpo e do fio. A água quente estimula a produção de gordura, o que acarreta na intensificação da oleosidade dos cabelos.

Como escolher shampoo?
É necessário saber exatamente quais são as características de cada fio para que se consiga efetuar uma limpeza apropriada.

  • Raiz oleosa: Quem tiver a raiz oleosa deve optar pelos shampoos transparentes, que têm menos ativos hidratantes.
  • Raiz seca ou normal: Se a raiz for mais para seca ou normal, a dica é usar o shampoo leitoso.
  • Shampoo anti-resíduo: Ele deve ser usado no máximo uma vez por semana, e caso seu cabelo tenha progressiva ou tintura, diminua a frequência para cada 15 dias, pois ele limpa a química dos fios.

Como usar condicionador?
O recomendado é que não se use o condicionador sobre a superfície do couro cabeludo, a fim de evitar o aumento da oleosidade.  Aplicar o condicionador nas pontas e pentear o cabelo com o condicionador para fechar as cutículas, e só depois enxaguar o cabelo para retirar todo o produto.

Não deixe resíduos de produtos
Não retirar 100% dos produtos na lavagem pode ser prejudicial não só à aparência dos fios, que ficam opacos e sem movimento, mas também à sua saúde. Pode causar alergias sérias no couro cabeludo. Além disso, você corre o risco de queimar o cabelo fazendo chapinha – alguns produtos podem potencializar a ação do calor. Enxágue bem e, se necessário, use um pente de dentes largos para ajudar no processo.

Máscara de hidratação
Embora o condicionador deixe os fios mais macios e desembaraçados, ele não consegue repor todos os nutrientes necessários. A máscara tem a ação mais intensa e atua na reconstrução do cabelo, dando força, maciez e brilho. Use-a no comprimento e pontas, ao menos 1 vez a cada 15 dias.

 

 

 

COMPARTILHAR

Deixe uma resposta