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O verão começou e muitos já estão ansiosos para garantir aquele bronzeado típico da época. O sol, que é amigo do corpo, repondo a vitamina D, também pode ser vilão. A exposição excessiva a ele é um dos causadores do câncer de pele. Por isso, é importante ter cuidados redobrados na hora de esticar a esteira ou a tolha embaixo da estrela-mãe.
Para quem quer pegar o bronze com saúde, seguir algumas dicas é importante.

Hidrate-se
Hidratar a pele no pós-sol é muito importante. Há produtos específicos no mercado, que auxiliam na sua regeneração, e você não deve ignorá-los. A água também é fundamental para o corpo em todas as estações. Hidratar-se bastante para que o bronzeado seja seguro e nenhum imprevisto desagradável aconteça. Sucos naturais e água de côco também são ótimas pedidas.

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Não se esqueça do protetor solar
Há uma grande diferença entre bronzear-se e queimar-se. O bronzeado tem de ser adquirido gradativamente, dia após dia. Por isso, a cada exposição ao sol, é necessário o uso de filtro solar. O fator para pessoas de pele e olhos mais claros deve ser acima de 30. Aplique-o minutos antes de se submeter aos raios ultravioletas, pois pele precisa absorver o produto, garantido a eficácia completa.

Horários
Há horários em que a ação dos raios ultravioletas é mais intensa. Entre 10h e 16h, período crítico para pegar sol, procure abrigo em guarda-sóis ou barracas, preferencialmente os que contenham isolamento de raios. Reforce o bloqueador solar a cada 2 horas, mesmo que não tenha entrado na água. Cubra orelhas, nariz, couro cabeludo e a boca com protetores, e não se esqueça dos óculos e chapéu.

Alimentos como aliados
Que uma alimentação saudável é a base do bom funcionamento do corpo, ninguém tem dúvidas. Mas algumas frutas e legumes podem ser aliados quando se trata de bronzeado: os de cor alaranjada ou verde-escuro, por serem ricos em betacaroteno. Para quem desconhece, essa é uma substância antioxidante que auxilia na formação de melanina pelo corpo. Na hora de fazer o supermercado, inclua no carrinho abóbora, bata-doce, beterraba, couve, espinafre e brócolis.

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