A acne é uma doença que provoca a obstrução das glândulas de gordura da pele, formando inflamações e erupções, que são as espinhas. Vários fatores contribuem para o surgimento das temidas espinhas.

Para evitá-las, é importante manter a pele limpa, utilizar produtos que retiram o excesso de oleosidade e células mortas, e ter uma alimentação saudável. Confiras dicas:

1. Açúcar: Procure reduzir o consumo de alimentos com alto índice glicêmico, como açúcar, carboidratos simples e doces em geral, que estimulam a produção de hormônios que pioram a acne.

2. Água: A falta de hidratação aumenta as chances de desenvolver espinhas, acne ou cravos, por isso a água é importante. Quanto mais hidratada estiver a pele, mais viçosa e fortalecida ela ficará, e isso impede que a oleosidade aumente, em consequência mais espinhas.

3. Vitaminas:Coma mais frutas e legumes de cor amarela ou laranja, que são ricas em substâncias que contribuem para a limpeza e rejuvenescimento da pele. O betacaroteno é uma delas, que atua combatendo os processos inflamatórios. Já a vitamina A e do complexo B, fósforo, cálcio e potássio têm ação antioxidante. Aposte em pera, banana, melão, abóbora, cenoura, damasco, laranja e pêssego, entre outros.

4. Selênio: Ele tem propriedades antioxidantes que ajudam a proteger a pele dos danos dos radicais livres. Pesquisadores de uma Universidade na Suécia analisaram 42 homens e 47 mulheres e verificaram que aqueles que consumiram selênio juntamente com a vitamina E, durante 12 semanas, apresentaram melhorias na pele, principalmente na acne. Alimentos fontes de selênio incluem atum, alho, ovos e arroz integral.

5. Alimentos processados: Evite comer alimentos ultra processados e enlatados que, normalmente ricos em sódio, também possuem grande concentração de gordura, promovendo uma combinação pouco saudável e que piora o quadro de acne.

6. Detox: As toxinas presentes no organismo favorecem o aparecimento de espinhas e experimentar opções detox podem ajudar a ter uma pele mais bonita.

 

COMPARTILHAR

Deixe uma resposta