Hoje estão disponíveis no mercado uma infinidade de diferentes protetores solares. São diferentes níveis de proteção, formas de aplicação e consistências. Além disso, há produtos específicos para lábios e cabelos. Na hora de fazer as compras, bate aquela dúvida em você? Então vamos esclarecer alguns detalhes desses produtos.

protetor solar, câncer de pele, filtro solar, cabelo, pele, lábios
a indústria farmacêutica oferece diversos tipos de protetores. Descubra o que melhor se adapta à sua pele Crédito: banco de imagens

Maquiagem com proteção
Existem maquiagens com fator de proteção produzidas por diversas marcas confiáveis. É mais uma forma de se proteger, sobretudo para aquelas mulheres que têm por hábito fazer a maquiagem completa diariamente. Mas isso não significa que pode passar aquele “pozinho” básico de todos os dias e ir para a beira da praia. O nível de proteção da maquiagem com FPS é menor que o de um filtro solar tradicional.

Fator de proteção

Fotos: reprodução internet

Na hora de escolher seu protetor solar é necessário avaliar o tipo de pele. Porém, filtros de fator baixo não devem ser usados nem por quem tem mais resistência, os de pele negra. Ninguém deve utilizar os filtros com fator inferior a FPS 30. O de fator 15 oferece proteção muito baixa, contribuindo para envelhecimento precoce e o câncer. Quem tem pele negra pode utilizar os de fator 30, os de tom moreno não devem utilizar fatores inferiores ao 50. E aos de pele muito clara, só filtros acima do 60 são eficientes.

protetor solar, câncer de pele, filtro solar, cabelo, pele, lábios
Nunca utilize protetores com fator abaixo do 30 Crédito: banco de imagens

Diferentes texturas
Apesar de saber da necessidade, muitas pessoas teimam em não utilizar o protetor porque não se adaptam à textura do produto, que deixa aquele aspecto “melado” na pele. Mas não há desculpa. Já há muito mais opções que os protetores em creme. Os “Oil free” não contêm substâncias oleosas. Os serum têm textura líquida, com rápida absorção. Os mousse oferecem aquele toque aveludado. Para quem tem pele oleosa, os protetores em gel são boa opção. E há, ainda, os em spray, que são super práticos e oferecem a mesma proteção.

cabelos
É indicado passar o protetor específico para cabelos uns 20 minutos antes de sair ao sol. Esse produto impede que os fios ressequem e fiquem com aquele aspecto “queimado.” Ele também ajuda a afastar os efeitos do cloro e do sal. Está disponível em leave-in, óleos, cremes e sprays. Chapéus e bonés auxiliam também a proteger os fios.

lábios
É necessário proteger os lábios contra os raios solares. Não é errado passar o protetor normal neles, mas é desagradável pela percepção do sabor. Então existem produtos específicos, além das mulheres poderem fazer uso dos batons com proteção. Seu uso frequente evita o aspecto envelhecido, com aparecimento de rachaduras.

COMPARTILHAR

Deixe uma resposta