Foto: Divulgação Internet

Unha, para estar bonita, não precisa necessariamente de cor, mas sim de saúde. Por isso nós separamos algumas dicas para você que quer manter as suas unhas sempre lindas.

1 – Roer as unhas
A acidez da saliva as enfraquece, fazendo com que fiquem porosas com o tempo. Além disso, possíveis traumas podem causar infecções que provocam a perda da unha, para controlar a mania, use bases e soluções com sabor amargo.

2 – Não passar base antes da esmaltação
O produto protege, evitando que o esmalte que é formulado com substâncias químicas, entre em contato direto com as unhas. “Sem mencionar que, ao abrir mão da base, perde-se uma série de benefícios, já que existem vários tipos que prometem fortalecer, hidratar, entre outras benesses”.

3 – Usar acetona para remover o esmalte
Esse componente desidrata muito as unhas. Opte por removedores que o excluam da fórmula e, logo após seu uso, espalhe hidratante nas mãos, unhas e cutículas.

4 – Digitar no teclado por muitas horas
O atrito das unhas com as teclas também fragiliza. “O quadro é ainda pior com unhas longas”. Mantê-las mais curtas e investir em bases fortalecedoras pode ajudar.

5 – Fazer as unhas com instrumentos não esterilizados
O uso de alicates e outros materiais que não foram higienizados corretamente é uma brecha e tanto para contrair doenças como micose e hepatite. Quando for ao salão, procure levar seu próprio kit de manicure.

6 – Trocar o esmalte sem dar um período de descanso às unhas
Elas precisam respirar! Por isso, um dia antes de ir à manicure, tire o esmalte e deixe-as nuas. “Assim, evita-se o enfraquecimento e o aspecto amarelado que acomete as unhas de quem usa esmalte com muita frequência”.

7 – Ter contato direto com produtos de limpeza
Detergentes, limpadores multiuso, água sanitária, podem ser extremamente prejudiciais por conta de sua química. Para não correr riscos, use luvas de borracha para realizar as tarefas domésticas.

8 – Tirar o esmalte com os dentes (ou com as próprias unhas)
Isso remove uma espécie de camada de proteção das unhas, o que acaba deixando-as vulneráveis a contaminações.

9 – Remover as cutículas
Elas são uma barreira de proteção natural do organismo para impedir a entrada de bactérias e fungos. “Ao tirá-las, as unhas perdem adesão ao leito, o que aumenta as chances de infecções”. O ideal é empurrá-las com a espátula ou remover apenas o excesso a cada 15 dias.

10 – Ter maus hábitos alimentares
Eles influenciam diretamente no aspecto de suas unhas.“Alimentos ricos em biotina, como laranja, castanhas, trigo e melão são essenciais para ter unhas bonitas e saudáveis”.

COMPARTILHAR

Deixe uma resposta